No guia gastronómico 'Duelos de Nutrição', o autor e nutricionista João Rodrigues analisa as características dos alimentos e determina um vencedor e um vencido.
Com o livro, o nutricionista pretende desmistificar o conceito de alimentação saudável e faz uma investigação exaustiva de vários alimentos, tendo em conta as suas calorias, nutrientes, ausência de aditivos e contaminantes, o impacto para o meio ambiente, entre outras categorias.
Numa das batalhas, João Rodrigues põe a alface e a rúcula frente a frente para uma batalha de hortícolas. Ambas são alimentos saudáveis e neutros que acompanham múltiplas refeições. Mas, afinal, qual delas é a melhor?
De acordo com o autor, a alface tem quase metade das calorias da rúcula, bem como uma quantidade inferior de hidratos de carbono. Por outro lado, a rúcula tem um elevado teor de proteína e fibra.
Apesar de estarem equilibrados, a alface tem uma riqueza vitamínica superior devido às vitaminas A, B1, C e K e a rúcula domina a vitamina B5 e ácido fólico. Mas em relação aos minerais, a rúcula apresenta maior quantidade de ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
Contas feitas, João Rodrigues entrega a taça à rúcula.