Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Qual é a melhor opção para barrar no pão?

A escolha que faz pode engordar, dar energia ou emagrecer. Atenção.

Qual é a melhor opção para barrar no pão?
Notícias ao Minuto

11:54 - 21/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Barrar o pão

Manteiga, margarina, queijo fresco... afinal, qual é a opção mais saudável para barrar o pão. 

Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, o pão é uma opção saudável como parte de um regime alimentar nutritivo e equilibrado, porém é necessário ter muita atenção aos acompanhamentos.

"A manteiga, por exemplo, pode ser utilizada como substituta da margarina, uma vez que este alimento é feito à base de gordura hidrogenada e inúmeros aditivos químicos que fazem mal à saúde. Além disso, opte por consumir com mais frequência queijos com menos gordura como, o fresco e requeijão em formas de pastas e cremes", aponta a profissional.

Cinco opções saudáveis de recheios para passar no pão:

1 - Pastas caseiras: preparar pastas com ingredientes saudáveis, como queijos brancos e magros, grão-de-bico, tomate, ervas e outras especiarias é uma maneira simples e nutritiva de consumir o pão. Para a preparação desses acompanhamentos, pode optar por uma maionese caseira, livre de conservantes e aditivos químicos que também prejudicam a nossa alimentação saudável.

2 - Geleia de fruta: morango, laranja, maracujá, framboesa... podem ser feitas em casa, com frutas orgânicas e frescas, perfeitas para encherem a a refeição de fibras alimentares, vitaminas e minerais.

3 - Manteiga: a manteiga é uma alternativa à margarina, que está repleta de aditivos. Opte por versões sem sal ou com muito pouco sal, assim poderá ser consumida com moderação e sem peso na consciência.

4 - Queijo fresco: saboroso, pobre em gordura e em sal. O queijo fresco é sempre uma excelente opção para colocar no pão ou para simplesmente petiscar como snack entre as refeições.

5 - Requeijão light: fonte de cálcio e fibras alimentares, este ingrediente ajuda a tornar o intestino saudável, proporciona saciedade e atua no fortalecimento e desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos.

"Devemos controlar o consumo de queijos mais gordurosos como cheddar, brie, gorgonzola, cream cheese, parmesão, provolone, flamengo, queijos amanteigados ou gouda. Também devemos evitar produtos de charcutaria como mortadela, fiambre, presunto, peito de peru, chourição ou fiambre pois possuem muito sódio na sua composição", completa a nutricionista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório