Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ter um cão ajuda-o a viver mais, garante nova pesquisa

A companhia de um amigo de quatro patas também reduz em cerca de um terço o risco de sobreviventes de enfartes ou AVCs voltarem a ter esses episódios.

Ter um cão ajuda-o a viver mais, garante nova pesquisa
Notícias ao Minuto

11:38 - 14/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Longevidade

Investigadores da American Heart Association, nos Estados Unidos, publicaram dois estudos que indicam que ter um cão pode ajudar-nos a viver mais e com melhor qualidade de vida. Ao realizar análises com recurso a um banco de dados, constataram que, de modo geral, os donos de cães veem diminuído o risco de morte prematura em pelo menos 24%. 

Num primeiro estudo, os cientistas observaram que os patudos podem ser ótimos para quem já sofreu uma doença cardiovascular, como enfartes e derrames, reduzindo em cerca de um terço o risco dessas pessoas voltarem a apresentar esses problemas. 

Para realizar essa investigação, os cientistas utilizaram dados de 300 mil suecos, com idades entre 40 e 85 anos, e que já haviam sofrido um enfarte ou AVC.

Os investigadores notaram que, entre os sobreviventes de ataques cardíacos que viviam somente com cães, o risco de morte era 33% menor em comparação com quem não tinha este animal. Para os donos de cães que já tiveram derrames, o risco de morrer era 27% menor.

Numa segunda pesquisa, foram analisados dados de outros estudos, somando informações de 3,8 milhões de pessoas maiores de 18 anos. Entre os indivíduos que eram donos de cães, o risco de morte precoce era 24% inferior em relação ao resto da população e as chances de sofrer um ataque cardíaco decaíam em 65%.

“Estudos anteriores já indicaram que os donos de cães possuem um menor isolamento social e interagem mais com outras pessoas”, explicou o investigador Tove Fall, num comunicado. “Além disso, manter um animal de estimação é uma boa motivação para a prática de atividade física”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório