Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Cinco alimentos que ajudam a controlar o apetite no frio

Sente mais fome quando as temperaturas baixam? Não, não é impressão sua.

Cinco alimentos que ajudam a controlar o apetite no frio
Notícias ao Minuto

08:48 - 14/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Controlar o apetite

No outono e no inverno, quando está mais frio, o organismo gasta mais energia de modo a manter a temperatura estável e o metabolismo a trabalhar normalmente. Contudo, para compensar essa perda energética, o apetite aumenta e torna-se uma guerra resistir a alimentos que são sobretudo ricos em hidratos de carbono, açúcares ou gordura.

Para que consiga manter a dieta sob controle, a nutróloga brasileira Paula Vasconcelos, divulgou à revista Women’s Health algumas dicas.

Refeições

Para manter os níveis ideais de energia, o ideal é fazer cinco refeições por dia (pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche e jantar). Se mesmo assim sentir fome fora do plano programado, opte por alimentos menos calóricos. Alguns exemplos:

Chá

Substitua as demais bebidas por esta. “Os chás aquecem o corpo, evitam que organismo necessite de mais energia para gerar calor, e possuem cerca de 10 calorias por chávena, desde que você não utilize açúcar”, refere Paula. Sem contar outros benefícios da bebida, como o chá de canela que “tem um efeito termogénico, acelerando o metabolismo de forma a que mantenha o peso ou se pretende emagrecer”.

Amêndoas, nozes e castanhas

A mistura de 30 gramas destes frutos secos tem somente 180 calorias. E, por serem ricas em ácidos gordos, aumentam a imunidade, ajudando a prevenir gripes, constipações e doenças respiratórias típicas da estação.

Iogurte

Um iogurte tem, em média, 120 calorias. É rico em probióticos, as bactérias boas que auxiliam na produção de células que protegem o intestino.

Ovo

Com apenas 70 calorias, um ovo cozido está repleto de proteína, que aumenta a sensação de saciedade. O alimento também fornece uma ótima quantidade de ácidos gordos, ómega 3 e fosfolipídios que atuam no transporte de nutrientes para o cérebro.

Morangos

As frutas vermelhas, assim como a laranja, o limão, a tangerina, laranja, o caju e o ananás têm, em média, por porção, 80 calorias. São ricas em vitamina C, outro poderoso nutriente que fortalece o sistema imunológico. “As frutas vermelhas possuem, ainda, principalmente na casca e sementes, antioxidantes que, além de reforçarem a imunidade, combatem o envelhecimento precoce do organismo”, afirma Paula.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório