Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro partes do corpo que provavelmente não lava corretamente

Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes estão entre as principais atitudes preventivas para o bem-estar.

Quatro partes do corpo que provavelmente não lava corretamente

A higiene pessoal é o conjunto de cuidados que todos devem ter com o corpo diariamente. Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e bactérias, como vermes, penetrem no corpo e causem doenças. É por meio da higiene pessoal correta que o corpo se fortalece e fica limpo e saudável, como reporta a publicação especializada Science Daily. 

Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes estão entre as principais atitudes preventivas para o bem-estar. No entanto, a higiene pessoal envolve muitas outras práticas que são simples mais que devem ser feitas regularmente.

É muito importante para a saúde pessoal manter a higiene dia após dia, pois assim o corpo consegue evitar uma série de males prejudiciais à saúde.

Eis quatro partes do corpo que provavelmente não está a lavar corretamente:

1 – Debaixo das unhas

Todos sabemos que é extremamente importante lavar as mãos com frequência, já que as usamos para realizar grande parte das nossas ações diárias e, portanto, não só ficam expostas a um sem fim de germes, bactérias, vírus etc., como podem transferir esses organismos para as superfícies que tocamos. Só que as unhas nem sempre recebem a mesma atenção... mas, deveriam!

Uma pesquisa conduzida no Reino Unido com 100 pessoas — homens e mulheres — apontou a presença de bactérias causadoras de doenças debaixo das suas unhas. Mais precisamente, os cientistas encontraram esses organismos em 24% das unhas dos homens e em 15% das unhas das mulheres que participaram na pesquisa. Sendo assim, quando for lavar as mãos, não se esqueça de prestar especial atenção às suas 'garras'. 

2 – Atrás das orelhas

Acontece que as glândulas sebáceas situadas nessa região 'oculta' não param de secretar sebo só porque não nos lembramos na maioria das vezes que ela existe, consequentemente acaba por ocorrer uma acumulação de bactérias na área.

Sem falar que a acumulação de sebo — cuja função primordial é manter a pele protegida e hidratada — na região atrás das orelhas pode fazer com que a área comece a cheirar mal.

3 – O umbigo

O umbigo serve de lar para uma grande variedade de microrganismos, muitos dos quais ainda são desconhecidos para a ciência. Durante um estudo que envolveu 100 pessoas, uma equipa de investigadores encontrou mais de 1,4 mil tipos de bactérias a viver nos umbigos dos participantes.

Os cientistas também descobriram algo não muito surpreendente durante a pesquisa: que os indivíduos que não lavavam os seus umbigos com água e sabão frequentemente contavam com uma maior quantidade e variedade de organismos. 

4 – O couro cabeludo

Deixando de lado a discussão sobre quantas vezes por semana devemos lavar o cabelo — há quem diga que o ideal é entre uma e duas vezes por semana, enquanto outros dizem que devemos lavá-lo quando acharmos melhor —, o fato é que os fios sempre recebem mais atenção, já que são eles que ficam mais visíveis e expostos, mas o couro cabeludo muitas vezes não.

Acontece que a falta de cuidado com o couro cabeludo pode ocasionar muitos dos problemas capilares que as pessoas sofrem para combater, como a escamação, a comichão e o excesso de oleosidade. Afinal, existe uma grande concentração de glândulas sebáceas e sudoríparas na região — e é necessário higienizar as secreções que essas estruturas libertam. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório