Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Défice de vitamina D provoca alterações no comportamento de adolescentes

Um estudo inédito conduzido pelo professor Eduardo Villamor da Universidadde do Michigan, nos Estados Unidos, alega que a carência de vitamina D em crianças pode ser uma das causas para as alterações comportamentais na adolescência; que incluem agressividade, ansiedade e depressão.

Défice de vitamina D provoca alterações no comportamento de adolescentes

O estudo divulgado pelo periódico científico The Journal of Nutrition neste mês analisou 3.202 crianças de 5 e 12 anos desde 2006. Além de recolher amostras de sangue, os responsáveis pela pesquisa elaboraram questionários, para cada criança e para os seus pais, sobre a sua alimentação, hábitos gerais, nível socioeconómico, escolaridade, além de dados fisiológicos como peso e altura.

Após cerca de seis anos, cada indivíduo - não mais criança - foi novamente recrutado para dar sequência ao estudo, e nesse momento, foi possível detetar a carência de vitamina D na amostra maior dos adolescentes que apresentaram algum tipo de alteração comportamental, em relação ao seu primeiro resultado.

O estudo que foi realizado em parceria com a Universidade de La Sabana e a Fundação para Pesquisa em Nutrição e Saúde, ambas da Colômbia, afirma que estes dados embora preliminares, possam servir de base para a condução de uma nova linha de pesquisas sobre as interferências desta vitamina no desenvolvimento da criança e do adolescente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório