Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ovos brancos e ovos castanhos: Sabe quais são as diferenças?

Sim, os ovos realmente vêm em várias cores diferentes.

Ovos brancos e ovos castanhos: Sabe quais são as diferenças?
Notícias ao Minuto

07:10 - 29/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ovos

Embora possa achar que a cor da casca de ovo diz muito sobre o que há dentro daquele alimento, na verdade o seu tom apenas revela uma simples informação (e não assim tão importante): a raça da galinha que a colocou, de acordo com a nutricionista norte-americana Bonnie Taub-Dix, autora do livro ‘Read It Before You Eat It’ (‘Leia Antes de Comer’) e do site Better Than Dieting.

As galinhas Legorne produzem ovos brancos, enquanto que as galinhas Orpington produzem ovos castanhos, de acordo com a Michigan State University, nos Estados Unidos. Enquanto isso, outras galinhas produzem ovos ainda mais coloridos. As galinhas Ameraucana deitam ovos azuis, enquanto Olive Eggers são as ‘mães’ de ovos com uma tonalidade verde azeitona.

Embora todos os ovos sejam inicialmente brancos, galinhas diferentes tingem as cascas com pigmentos variados antes de as libertar, daí tantas opções de ovos nas prateleiras dos supermercados.

Ovos castanhos não são necessariamente melhores para a saúde

“Como o castanho parece mais ‘natural’, muitas vezes dá a impressão que estes ovos são mais saudáveis”, diz Taub-Dix. “Mas isso não é verdade.”

Lembre-se: a cor da casca de um ovo não tem nada a ver com a sua qualidade nutricional. “Todos costumam ser boas fontes de vitaminas D e B12 e proteína de alta qualidade”, aponta a profissional.

Como muitos outros produtos, os ovos castanhos são simplesmente comercializados para como ‘mais saudáveis’ e mais naturais. “Em última análise, a qualidade resume-se ao tipo de ambiente em que a galinha vive”, explica. Crie dois tipos diferentes de galinhas nas mesmas condições e com o mesmo alimento e, embora os seus ovos pareçam diferentes, oferecerão uma nutrição semelhante.

Ainda assim, em alguns casos, alterações na cor da casca de um ovo de uma determinada galinha podem indicar defeitos ou problemas, segundo a North Carolina State University (EUA). Se os ovos geralmente brancos de uma galinha começarem a ficar levemente amarelados, por exemplo, é sinal de que a ave está ansiosa. No entanto, embora esses problemas possam afetar a qualidade, não tornarão um ovo castanho completamente branco ou vice-versa.

A cor do ovo também não muda o sabor

Assim como a cor da casca não afeta o valor nutricional do conteúdo, esta também não interfere no sabor.

De facto, por décadas, os investigadores identificaram a dieta de uma galinha como a maior influência no sabor dos seus ovos. A quantidade de gordura que uma galinha come, por exemplo, tem um impacto notável.

A frescura de um ovo – e como o alimento é armazenado – também pode afetar o seu gosto. Também de acordo com a North Carolina State University, os ovos armazenados perto de alimentos com cheiros fortes (como no frigorífico) geralmente absorvem parte do seu sabor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório