Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Afinal, o feijão é saudável ou somente uma bomba de sódio?

O feijão preto é um dos legumes mais versáteis. Encaixa-se perfeitamente numa tigela de burrito, faz uma base saborosa de hambúrguer vegetariano e destaca-se como o ingrediente estrela no chili vegetariano.

Afinal, o feijão é saudável ou somente uma bomba de sódio?
Notícias ao Minuto

20:33 - 27/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Feijão

Claramente, o feijão preto veio para ficar, mas afinal será que é realmente saudável?

O feijão preto está indiscutivelmente entre os legumes mais nutritivos que pode comer. A sua casca contêm poderosos antioxidantes, que têm sido associados à retardação do envelhecimento e a uma diminuição do risco de cancro, de acordo com Annessa Chumbley, nutricionista da Premier Protein, nos Estados Unidos, em declarações à entrevista GQ. Adicionalmente, uma pesquisa publicada no periódico científico Journal of Agricultural Food Chemistry identificou o feijão preto como tendo mais antioxidantes do que qualquer outro tipo de feijão.

Eis a informação nutricional para uma chávena de feijão preto:

- 227 calorias;

- 15 gramas de proteína;

- 1 g de gordura;

- 15 g de fibra;

- 41 g de hidratos de carbono;

- 0,5 g de açúcar;

- 2 g de sódio.

Os benefícios do feijão preto para a saúde

1. Aumenta a saciedade e acelera o metabolismo

“Considero o feijão preto o meu ‘super feijão’, diz Chumbley. “Numa xícara, existem quinze gramas de proteína e quinze gramas de fibra. Essa combinação funciona para mantê-lo mais cheio, por mais tempo.” Chumbley também observa que, devido ao seu alto teor de zinco, o feijão preto ajuda a metabolizar a gordura.

2. Controla os níveis de açúcar no sangue

Se está a seguir uma dieta de baixo índice glicémico, então este feijão é o alimento ideal. “Contém amido resistente, que passa pelo intestino delgado em grande parte não digerido e ajuda a evitar que os níveis de açúcar no sangue sejam elevados.”

3. Combate doenças cardíacas

Feijão preto pode manter a saúde do coração sob controlo, diminuindo o colesterol. “As quantidades elevadas de fibras solúveis presentes no feijão preto ajudam a diminuir o colesterol LDL (mau)”, diz.

Mas, o feijão preto também tem algumas desvantagens

A maioria das pessoas pode comer feijão preto sem qualquer problema. “Mas, se sofre de síndrome do intestino irritável, pode ter gases ou inchaço por causa do seu alto nível de fibra”, diz Chumbley. Se esse for o caso, aumente o consumo lentamente ao longo do tempo.

“Da mesma forma, aquelas com hipertensão devem tomar cuidado com a variedade enlatada de feijão preto, já que pode ter um alto teor de sódio”, alerta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório