Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Fazer exercício físico pode deixá-lo mais inteligente, entenda como

Atividades físicas de curta duração já ajudam a aumentar as conexões entre neurónios em regiões do cérebro associadas à aprendizagem e memória.

Fazer exercício físico pode deixá-lo mais inteligente, entenda como
Notícias ao Minuto

20:16 - 26/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Exercício e inteligência

Praticar exercício físico não reduz apenas a probabilidade de desenvolver vários tipos de doenças, como o Alzheimer ou Parkinson, como também pode deixá-lo mais inteligente, segundo um estudo realizado por neurocientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon ( OHSU), nos Estados Unidos. 

Os investigadores apuraram que fazer uma atividade física (mesmo que de curta duração) auxilia as conexões entre neurónios do hipocampo, região cerebral associada à aprendizagem e memória. 

"Quase todas as pesquisas anteriores focaram-se em realizar exercícios de modo prolongado", afirmou Gary Westbrook, cientista da OHSU. "Como neurocientistas, queríamos entender o benefício específico para o cérebro". 

Para determinar os impactos da atividade física de curta duração, os cientistas realizaram testes com ratos sedentários, que tiveram de realizar exercícios em rodas de correr. Após o teste, os cientistas analisaram os genes que foram ressaltados em neurónios ativados durante o exercício.

Os cientistas constataram que durante atividades rápidas e intensas, que equivalem a disputar uma partida semanal de basquetebol ou realizar uma caminhada de quatro mil passos, deu-se aumento nas sinapses do hipocampo, regiões que transmitem o impulso nervoso de um neurónio para outro.

No estudo, o gene Mtss1L ganhou destaque, pois foi apurado que este é ativado por exercícios curtos e intensos. Ao ser ativado, o gene promove um pequeno crescimento onde se localizam os dendritos de um neurónio, que atuam na recepção de estímulos nervosos. 

Agora, os investigadores planeiam comparar a prática de atividade física com tarefas de aprendizagem. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório