Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Oito dicas para melhorar o funcionamento do cérebro e neurónios

A preocupação com a saúde é algo fundamental para a maioria dos indivíduos. Para além do bem-estar físico, é tão mais importante cuidar da saúde mental e do cérebro.

Oito dicas para melhorar o funcionamento do cérebro e neurónios
Notícias ao Minuto

20:00 - 04/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cérebro

Com diversas doenças neurológicas degenerativas (por exemplo demência, Alzheimer ou Parkinson) a serem cada vez mais diagnosticadas ao longo das últimas décadas, é um consenso entre a comunidade médica e científica que um maior cuidado com o cérebro significa qualidade de vida e longevidade. 

Existem alguns hábitos, como revelou a revista norte-americana TIME, que podem ser adotados no nosso dia a dia para ajudar no funcionamento dessa super máquina que é o corpo humano e quem sabe até deixá-la ainda mais afiada.

1. Dormir bem

O ideal recomendado é dormir entre sete a oito horas para uma noite tranquila e sem perturbações. Se bem desempenhado, o sono ajuda na memória, concentração e habilidades de aprendizagem e cognitivas, ou seja, dormir bem é excelente para o ser humano.

2. Dormir a sesta

Ajuda a mente a ficar em estado de alerta, melhorando assim as atividades que exigem concentração ou esforço cerebral.

3. Comer verduras

Dietas baseadas em folhas verdes, especialmente quando o ser humano está numa idade mais avançada, têm-se mostrado cada vez mais eficientes em manter as relações cognitivas. Um artigo publicado na revista Neurology, em dezembro de 2017, mostrou que um grupo de pessoas que consomem mais folhas verdes têm um desempenho muito melhor em relação à memória e até mesmo na prevenção de AVCs.

4. Chocolate e alimentos ricos em flavonoides

Chocolate, principalmente o escuro e com mais cacau, possui uma boa quantidade de flavonoides, substâncias responsáveis por ajudar a reduzir o envelhecimento precoce. Outras funções importantes estão relacionadas à prevenção do cancro, anti-inflamatórias e é uma delícia. Outros alimentos que possuem as mesmas propriedades são vegetais como brócolos, espinafres, couve-flor, assim como frutas como uva, maçã, romã e vários outros alimentos.

5. Café

Trata-se de uma forma simples de manter a mente ativa e concentrada. Especialmente para situações a curto prazo, o café é bem efetivo assim como ajuda a manter o foco em tarefas consideradas entediantes.

6. Yoga

A prática de yoga tem se mostrado muito efetiva para a concentração e melhoria do humor, assim como ajuda a manter um bom funcionamento cognitivo em idades mais avançadas.

7. Rir

Ao estimular áreas responsáveis pelo bom humor, o reflexo pode ser visto em áreas como flexibilidade cognitiva, memória e influência criativa. Um estudo, publicado em 2008 por investigadores holandeses, revelou que estimular a alegria pode render ótimos resultados tanto a curto como a médio prazo, já que facilita interações criativas ou boas respostas em situações de stress e pressão.

8. Exercícios aeróbicos

Meia hora de exercícios aeróbicos por dia, pode ajudar a processar diversas informações de maneira mais eficaz. Com atividades físicas constantes, o cérebro recebe mais oxigénio e por consequência pode funcionar melhor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório