Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 22º

Edição

Jamais tome banho com lentes de contacto. Entenda o perigo

Os problemas de visão afetam uma grande parte da população mundial e a proximidade com a perfeição somada à não adaptação aos óculos, faz das lentes de contacto um item bastante popular.

Jamais tome banho com lentes de contacto. Entenda o perigo
Notícias ao Minuto

11:30 - 22/08/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Lentes de contacto

Contudo, o uso regular de lentes de contacto não as isenta de desconforto no momento de removê-las ou recolocá-las e não é incomum que as pessoas não as retirem enquanto tomam banho – sejam eles de chuveiro, piscina ou mar – e também durante o sono. Porém, se está entre estes indivíduos, deverá alterar rapidamente os seus hábitos.

A revista Popular Science reportou que uma mulher de 41 anos do Reino Unido perdeu a visão do olho esquerdo. O motivo? Banhos e natação frequentes sem retirar as lentes de contacto. O ‘vilão’ foi um protozoário chamado Acanthamoeba polyphaga que rastejou para o olho provocando uma infeção na córnea, a ceratite. Depois de dois meses de dor, visão turva e sensibilidade à luz, a mulher dirigiu-se ao Manchester Royal Eye Hospital, onde os médicos encontraram uma forma de anel no olho esquerdo e uma camada nebulosa que cobria a córnea. Após testes de visão, o diagnóstico foi de um olho esquerdo com visão 20/200. Nos Estados Unidos esse resultado significa cegueira total.

De acordo com Leela Raju, oftalmologista especialista em córnea da New York Univesity, organismos unicelulares “podem estar em qualquer lugar”, o que inclui piscinas, banheiras, chuveiros, recipientes sujos de solução salina e até mesmo na água da torneira. Para os especialistas, a facilidade que a ameba tem de se prender a uma lente de contacto explica porque os usuários respondem a 85% de infectados.

Segundo a Popular Science, a ceratite por Acanthamoeba afeta apenas uma ou duas pessoas em cada milhão de portadores de lente de contacto, mas os infetados, em geral, necessitam de transplantes de córnea, o que não garante a restauração completa da visão. No caso da britânica, que agora tem uma visão 20/80.

Raju destaca que “é um longo caminho para algo totalmente evitável”. Entre as dicas de prevenção estão a remoção das lentes antes do contacto aquando de tomar banho e para dormir, além de evitar reutilizar a solução salina e higienizar o estojo das lentes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório