Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Olhos amarelos. Quatro factos que tem mesmo de saber sobre a anemia

A anemia ocorre quando o número de glóbulos vermelhos está baixo ou a quantidade de hemoglobina (a proteína que transporta o oxigénio) dentro desses glóbulos vermelhos é diminuta.

Olhos amarelos. Quatro factos que tem mesmo de saber sobre a anemia
Notícias ao Minuto

08:00 - 18/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Anemia

Embora a anemia, até que se torne grave, não seja perigosa, estar anémico pode ser um grande alerta para outras questões de saúde potencialmente sérias.

Eis quatro fatos importantes sobre a anemia, de acordo com dados divulgados pelo Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS):

1. A anemia é um sinal de outra doença

O facto mais importante sobre anemia é que a condição é o resultado de alguma doença subjacente. Essa condição pode ser relativamente inofensiva ou muito séria.

Pense na anemia como uma febre. Uma febre é um sinal que aponta para outra condição, talvez uma infecção bacteriana ou viral. 

Há dezenas de causas para a anemia, que variam entre coisas relativamente pequenas, como uma dieta desequilibrada, até problemas sérios, como cancro. A anemia por carência de ferro, um dos tipos mais comuns de anemia, pode ter várias causas, incluindo menstruação abundante, doença celíaca, gravidez, cancro do cólon ou simplesmente uma dieta com défice de ferro.

2. Os sintomas de anemia são bastante comuns (exceto um)

Há uma variação na contagem normal de hemoglobina e glóbulos vermelhos, e pessoas diferentes começam a apresentar os sintomas em níveis diferentes. Em geral, o sintoma mais comum da anemia é a fadiga. Mas a fadiga pode ser causada por muitas coisas. Atente-se para sintomas mais preocupantes, como falta de ar causada por um nível de esforço que você conseguia fazer no passado. Outro sintoma a ser observado é uma aparência mais pálida do que o normal.

Um sintoma pouco usual é comum em pessoas com anemia por carência de ferro. Ele é conhecido como pica. Ela é caracterizada por mastigar e comer coisas que não são alimentos. A biologia por trás disso ainda não é bem compreendida, mas pessoas com pica mastigam coisas como gelo, papelão ou terra. Parece ser mais comum em pessoas com carências nutricionais.

Talvez os sintomas mais importantes a estar atento sejam os sintomas do que está a provocar a anemia. Por exemplo, ter sangue nas fezes e perda de peso podem ser sintomas de cancro no cólon, ou olhos amarelos (icterícia) podem resultar de uma queda em seus glóbulos vermelhos.

3. Os médicos não procuram a anemia

Ao contrário do colesterol ou da pressão sanguínea, a anemia não faz parte dos exames de rotina. Em vez disso, os médicos irão sempre pedir exames de sangue (chamado hemograma completo) se a pessoa se queixar de sintomas como fadiga.

Se os resultados desse exame de sangue revelarem um nível baixo de hemoglobina, então o seu médico provavelmente fará um exame completo e terá uma conversa mais detalhada sobre os seus sintomas e as alterações recentes na sua saúde. Com base nos dados apurados, o clínico pode pedir mais exames de sangue para observar outras alterações no nível de hemoglobina ou no número de glóbulos vermelhos.

4. Anemia 'leve' também pode ser grave

A anemia normalmente aparece lentamente, frequentemente ao longo de semanas ou meses. Tal significa que mesmo as anemias causadas por um problema grave, como um tumot, podem aparecer em estágios precoces, quando a anemia ainda é ligeira. Mas mesmo que o médico afirme que a sua anemia em concreto é 'leve', esta ainda é um indicador de um problema de saúde maior. A gravidade da anemia nem sempre corresponde à importância da sua causa.

Descobrir a causa é a chave para tratar a anemia e corrigi-la. É importante ser específico com seu médico sobre qualquer alteração nos medicamentos, sintomas ou saúde em geral que possa ajudar a determinar o que está a provocar a anemia. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório