Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

A velocidade a que anda pode indicar risco de morte prematura

Caminhar lentamente pode ser um elemento indicador de maior risco de morte.

A velocidade a que anda pode indicar risco de morte prematura
Notícias ao Minuto

14:58 - 02/08/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Caminhar e morte prematura

Os adultos que caminham a um ritmo lento são duas vezes mais propensos a morrer por problemas cardíacos do que aqueles que têm uma passada mais acelerada. A conclusão é de um recente estudo da Universidade de Leicester, no Reino Unido, que analisou ao longo de seis anos mais de 420 pessoas.

Para o mentor da investigação, o professor Tom Yates, o ritmo a que um adulto caminha é um "indicador independente" da relação entre a saúde do coração e o risco de morte, deixando a pessoa mais vulnerável entre 1,8% e 2,4%.

Lado a lado com o ritmo de passada dos participantes, os investigadores analisaram também o índice de massa corporal (IMC), a dieta e o facto de se tratar ou não de um fumador, lê-se no The Independent.

Assim que se cruzaram todos os dados, obtidos entre 2006 e 2010, foi possível notar que são os adultos com IMC mais baixo que caminham de forma lenta aqueles que maior risco de morte prematura sofrem.

Embora o estudo britânico tenha conseguido relacionar diretamente o ritmo de caminhada com a saúde e estado físico (a nível de performance), tentou ainda encontrar uma união entre a forma como as pessoas andam e o risco de cancro, não tendo ainda conseguido encontrar uma relação direta e concreta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório