Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 22º

Edição

O feijão frade é o seu melhor amigo. Sete benefícios desta semente

A estrela favorita das saladas frescas de verão, e um companheiro clássico de um prato tão português, simples e saboroso que reune atum, ovo e claro está feijão frade. Rico em proteína e fibras, descubra porque este alimento é de facto o seu melhor amigo.

O feijão frade é o seu melhor amigo. Sete benefícios desta semente
Notícias ao Minuto

13:00 - 01/08/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Benefícios do feijão frade

O feijão frade é essencialmente uma boa fonte proteica, repleto de proteínas de elevada qualidade e é também reconhecido pelo grande teor em fibras solúveis.

Possui igualmente uma boa quantidade de ácido fólico. Todavia, mais do que vitaminas é rico em minerais, tais como: potássio, fósforo, ferro, magnésio e zinco.

Simples de preparar, basta cozinhá-lo em água ou caldo até que esteja macio. Pode cozinha-lo com ervas e especiarias e servi-lo como um acompanhamento, ou pode adicioná-lo a sopas, saladas ou ensopados.

Eis sete benefícios deste popular e tão apreciado alimento na ementa dos portugueses:

1. Rico em fibra

A fibra é essencial para a manutenção de um processo digestivo saudável e diminuição da obstipação. Também é útil na redução do risco de doenças cardíacas e diabetes, e obter uma quantidade adequada de fibras, ajuda a manter um peso saudável. O feijão frade tem uma boa quantidade de fibras dietéticas, uma xícara desta semente fornece oito gramas de fibra, o que representa quase 22% da quantidade diária recomendada.

2. Rico em ferro

Obter ferro suficiente através da dieta previne a anemia. O ferro transporta o oxigénio através do corpo para os órgãos, células e músculos.

3. Rico em zinco

O zinco é bom para os olhos e pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular e proteger contra a cegueira noturna. É ainda um importante impulsionador do sistema imunológico e pode ajudar a combater a gripe e curar feridas.

4. Rico em proteínas

A proteína é importante porque favorece a maioria das partes do corpo, incluindo músculos, pele, cabelo e unhas. Além disso, a proteína ajuda as células a crescerem, a repararem-se por si, e fornece energia ao organismo como um todo. Meia chávena de feijão cozido contém 6,7 gramas de proteína, e 1/2 xícara de enlatado contém 5,7 gramas.

5. Uma excelente fonte de manganês

O manganês é um antioxidante com uma função importante: protege as mitocôndrias, as estruturas dentro das células que produzem energia. Uma xícara de feijão frade fornece 40% da ingestão diária para os homens e 52% para as mulheres.

6. Rico em potássio

O potássio é um nutriente que ajuda a manter os níveis da pressão arterial em números saudáveis, o que reduz o risco de doenças coronárias. Metade de uma chávena desta leguminosa cozida contém 239 mg de potássio, e a mesma quantidade de uma lata tem 206 mg.

7. Pobre em calorias e gordura

Uma dieta que é baixa em gordura e calorias ajuda a perder peso, previne o ganho de peso e protege-o de muitas condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes e depressão. Meia xícara de feijão frade tem apenas 100 calorias e 1 grama de gordura, tornando-o uma escolha perfeita para quem segue um regime de restrição calórica. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório