Meteorologia

  • 24 AGOSTO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Uma questão de partilha: 74% dos portugueses preferem viajar assim

Três em cada quatro portugueses preferem viajar acompanhados para poder partilhar experiências.

Uma questão de partilha: 74% dos portugueses preferem viajar assim

Em tempo de férias, a agência de viagens eDreams realizou um estudo sobre os hábitos dos portugueses durante as suas férias, mais especificamente quando viajam acompanhados.

Para os portugueses, a principal razão para viajar acompanhado é ter companhia para partilhar as experiências que vivem em férias (74%). Mas referem também que viajar acompanhado é mais divertido (51%) e sai mais barato, pois podem dividir custos (18%).

A nível global, a razão mais apontada pelos viajantes inquiridos pela eDreams é a vontade de escapar da rotina com alguém de quem se gosta e a possibilidade de passar tempo em conjunto, longe de casa e do trabalho – e cerca de 38% dos portugueses concordam também com esta justificação.

A agência de viagens europeia descobriu que, em média, os portugueses consideram ir de férias com outras pessoas quando já as conhecem há cerca de um ano e meio. No entanto, há quem não tenha problema em viajar com amigos que fez há menos de nove meses (19%) e até há menos de três meses (11%)!

A eDreams também quis fazer algumas perguntas mais difíceis, por isso questionou os portugueses sobre se costumam arranjar desculpas para se escaparem de passar férias com amigos ou familiares – e quase metade (43%) respondeu que nunca fez, ou nunca faria, tal coisa! Mas alguns confessaram já ter dado desculpas. Houve quem dissesse que não tinha dinheiro (33%), que tinha demasiado trabalho (14%), que já tinha outras férias marcadas (12%) e até mesmo quem fingiu estar doente (4,5%).

Fazer amizades durante as férias é comum? A resposta mais popular entre os portugueses (36%) foi que sim, já conheceram 1 ou 2 pessoas de quem se mantêm amigos até aos dias de hoje – e entre estes, são os homens quem parece ter mais facilidade em fazer amigos em viagem, e a mantê-los após o regresso a casa. A nível global, no entanto, a maioria dos inquiridos respondeu que nunca fez amizades em férias que durassem até ao presente.

E quando viajamos com alguém e, chegados ao destino, percebemos que afinal não éramos assim tão compatíveis com aquela pessoa quanto àquilo que queríamos fazer nas nossas férias? Esse parece não ser um problema para os portugueses – a grande maioria (54%) disse que tal nunca lhe tinha acontecido. No entanto, para aqueles que já passaram pela situação, os grandes problemas foram a desorganização e a preguiça da outra pessoa, o facto de ela não querer explorar o destino, as horas de levantar e deitar diferentes e, claro está, as expectativas financeiras diferentes (querer gastar demasiado dinheiro ou então dinheiro nenhum).

Finalmente, a eDreams quis saber se as férias dos portugueses são conturbadas – costumam chatear-se com os seus companheiros de viagem? Felizmente, a resposta mais votada (46%) é que não costumam zangar-se! No entanto, há quem diga que já aconteceu uma ou duas vezes (40%) e até mesmo quem diga que é uma prática mais ou menos comum e já aconteceu várias vezes (15%).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório