Uma pesquisa feita pela médica norte-americana Pamela Mason conclui que o alho pode ajudar a controlar a pressão arterial e reduzir os seus valores até 10%. O problema, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é responsável anualmente pela morte de 9,4 milhões de pessoas, pode ser combatido com o alho que possui um efeito anti-hipertensivo, por causa da libertação de alicina. As informações são da publicação Female First.
Mason analisou 21 estudos anteriores, realizando a sua própria meta-análise, sobre os efeitos do alho no combate à hipertensão. Segundo ela, nem todas as formas de consumo de alho são eficientes. Os extratos e óleos, por exemplo, contêm muito pouca alicina. A substância é responsável por agir na redução da viscosidade do sangue, na dilatação das artérias e ação antioxidante.
De acordo com a nutricionista Sarah Ocidente em declarações à mesma publicação, a alicina pode ainda diminuir o colesterol mau (LDL), triglicéridos e prevenir doenças no coração. O alho deve ser consumido seco para fazer efeito, sem destilação.