Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Pressão alta fora de controlo. Comer esta fruta ajuda a reduzir os níveis

Os sintomas de pressão alta incluem dores de cabeça e no peito. Para reduzir o risco de hipertensão adicione esta fruta ao seu regime alimentar.

Pressão alta fora de controlo. Comer esta fruta ajuda a reduzir os níveis

A pressão alta, também conhecida como hipertensão, aumenta significativamente o risco de ocorrência de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Os sintomas desta condição incluem dores de cabeça, dificuldades respiratórias, tonturas e pontadas no peito.

De modo a prevenir o aumento perigoso dos índices de pressão arterial é importante consumir uma dieta saudável e há uma fruta em específico que o pode ajudar.

Os frutos vermelhos – que incluem amoras, framboesas, morangos e mirtilos – são um composto vegetal natural, o que significa que são extremamente benéficos para a manutenção de uma ótima saúde cardiovascular.

Notícias ao Minuto© iStock

De acordo com um estudo publicado no periódico científico BMJ, os alimentos ricos em polifenóis, estão associados a uma menor probabilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Para efeitos daquela pesquisa todos os participantes completaram um ensaio clínico que se prolongou por quatro semanas. Um dos grupos ingeriu diariamente frutos vermelhos, enquanto o outro não os incluiu de todo na sua alimentação.

O estudo comprovou que aumentar o consumo de polifenóis diminui o risco de aparecimento de patologias cardíacas.

O que é a hipertensão?

Segundo informação divulgada pele rede de hospitais CUF, a hipertensão arterial é a elevação da pressão arterial acima dos valores considerados normais.

A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias durante a sua circulação. A hipertensão arterial ocorre quando o coração, ao bombear sangue, exerce uma força excessiva contra a parede das artérias.

É natural e normal que a pressão arterial aumente em alguns momentos, devido a esforços físicos ou emoções. Também é natural que, após esses momentos, os valores da pressão arterial voltem aos níveis normais.

A hipertensão arterial só é grave e causa problemas de saúde quando permanece elevada ao longo de meses, ou quando aumenta muito subitamente.

É importante saber que a pressão arterial tem tendência a subir com a idade. Contudo, a pressão arterial elevada no idoso não deve ser considerada normal.

Como regra, considera-se estar em presença de hipertensão arterial, quando a pressão máxima é maior ou igual a 160 mmHge/ou a pressão mínima é maior ou igual a 95 mmHg.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório