Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Pressão arterial descontrolada: 6 passos simples que combatem hipertensão

Combater a hipertensão é um exercício diário - um estilo de vida. Estima-se que a prevalência de hipertensão arterial na população adulta portuguesa seja de 42,1%, estando apenas 39,0% destes doentes hipertensos medicados com fármacos anti hipertensores e 11,2% estarão controlados.

Pressão arterial descontrolada: 6 passos simples que combatem hipertensão

A hipertensão arterial é a elevação da pressão arterial acima dos valores considerados normais.

Em termos médicos trata-se da pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias durante a sua circulação. A hipertensão arterial ocorre quando o coração, ao bombear sangue, exerce uma força excessiva contra a parede das artérias, de acordo com informações divulgadas pele rede de hospitais CUF.

A hipertensão arterial ou pressão alta ataca os vasos sanguineos, coração, cérebro, olhos e rins.

Em regra, considera-se que o indivíduo está a sofrer da condição, quando a pressão máxima é maior ou igual a 160 mmHge/ou a pressão mínima é maior ou igual a 95 mmHg.

Sintomas:

- dores no peito;

- tonturas;

- dores de cabeça;

- zumbido no ouvido;

- sangramento, principalmente nasal;

- fraqueza;

- visão turva;

O que fazer?

Felizmente, com algumas medidas simples que podem ser inseridas em sua rotina, é possível combater a hipertensão. 

Mantenha o peso adequado 

Para isso, caso necessário, mude os seus hábitos alimentares: dê preferência a frutas ricas em potássio, coma peixe, pelo menos, duas vezes por semana, opte por carnes brancas ou vermelhas magras e beba leite magro e derivados.

Não abuse do sal

Tanto na escolha dos alimentos industrializados, quanto ao cozinhar, não abuse do sal e tente substituí-lo por outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos como especiarias, salsa, orégãos, alho e pimenta, por exemplo.

Pratique atividade física regularmente

Exercícios como hidroginástica, caminhadas ou bicicleta ergométrica auxiliam na melhoriaa do condicionamento físico, evitando problemas arteriais. Quem já é hipertenso pode exercitar-se, mas deverá inicialmente consultar um médico. 

Aproveite momentos de lazer

Ter um passatempo ou incluir atividades relaxantes na rotina diária pode ajudar a controlar as emoções e aliviar a sobrecarga do dia a dia e o stress. 

Pare de fumar

Largar o vício do tabaco é essencial para baixar a pressão arterial, já que as substâncias tóxicas do cigarro, além de comprometerem a saúde como um todo, elevam a pressão.

Beba com moderação

Consumir álcool em demasia pode desestabilizar o ritmo dos batimentos cardíacos, causando arritmia e aumentando o risco de insuficiência cardíaca, além de aumentar a probabilidade de um acidente vascular cerebral. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório