Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Um em 5 indivíduos desenvolve demência após toma de antidepressivos

Um estudo britânico divulgado no passado mês de junho, revela que um em cinco indivíduos desenvolvem sintomas de demência após a toma de medicamentos comummente utilizados para tratar a depressão.

Um em 5 indivíduos desenvolve demência após toma de antidepressivos
Notícias ao Minuto

09:00 - 09/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Demência e depressão

Os medicamentos conhecidos como anticolinérgicos - vendidos em Portugal - podem estar a provocar o aumento da patologia degenerativa do cérebro em cerca de 49%.

De acordo com a nova pesquisa, apenas no Reino Unido são prescritos anualmente cerca de dois milhões de receitas médicas com a indicação de fármacos que devem ser tomados por pacientes com problemas de bexiga, epilepsia, depressão e Parkinson.

E agora uma investigação conduzida pelo jornal britânico The Sun, apurou que a Agência de Medicamentos e Cuidados de Saúde (Medicines and Healthcare Regulatory Agency - MHRA) daquele país somente no ano passado recebeu 252 relatórios de doentes que desenvolveram problemas do foro mental degenerativos, associados à demência, após a toma de anticolinérgicos.

As queixas que chegaram à MHRA incluíram perda de memória, confusão, ou nos casos mais graves um diagnóstico imediato de demência ou de doença de Alzheimer.

Estima-se que na totalidade, a MHRA tenha recebido 2,596 alertas na última década de pacientes que se queixaram que os medicamentos em questão haviam danificado as suas capacidades cognitivas.

O Sistema de Saúde Britânico (NHS) aconselha os médicos a receitarem, sempre que seja possível fármacos ou terapias alternativas, sobretudo para os pacientes mais idosos.

Ainda assim a comunidade médica alerta que será necessário a realização de mais pesquisas de modo a confirmar definitivamente ou não se os anticolinérgicos causam de facto demência e como.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório