Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Não é só a comida. As seis bebidas que podem estar a fazê-lo engordar

Nutricionista alerta para seis escolhas erradas de bebidas que podem estar a impedi-lo de perder aqueles quilos a mais...

Não é só a comida. As seis bebidas que podem estar a fazê-lo engordar
Notícias ao Minuto

10:00 - 17/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Emagrecer

É indiscutível que a comida é um dos elementos de ‘peso’ para quem quer perder peso. Mas apesar da maioria das calorias que consumimos estar nos alimentos que comemos, os líquidos também podem ser responsáveis por aqueles tão indesejados quilinhos a mais. “É ainda mais perigosos porque o efeito é muito subtil”, disse a nutricionista Dana James, do Food Coach NYC, em declarações à versão eletrónica da revista Women’s Health. “Não temos o hábito de avaliar o que bebemos na mesma medida do que aquilo que comemos, então não percebemos o quanto consumimos.”

A nutricionista destaca seis escolhas erradas de bebidas que podem estar a impedi-lo de emagrecer:

1. Beber sumos verdes

“Muitos dos sumos verdes à venda são feitos realmente com frutas, mas enriquecidos com suplementos alimentares como a spirulina para parecerem mais saudáveis”, diz a nutricionista. Alguns destes suplementos, afirma, são verdadeiras “bombas de açúcar”, adicionando centenas de calorias num único copo. O que fazer? “Prepare o seu próprio sumo, com vegetais e frutas à sua escolha.”

2. Não beber água o suficiente

Muitas pessoas não sabem que a água é um importante antioxidante, diz James. O hidrogénio presente no líquido ajuda a proteger o corpo dos radicais livres. Além disso, muitas pessoas confundem os sinais de sede com fome. “A pior parte é que o corpo acaba por se acostumar com uma ligeira desidratação fazendo com que o corpo funcione de uma maneira abaixo das necessidades”, afirma. O recomendável é que beber cerca de 12 copos de água por dia.

3. Exagerar na cerveja

O álcool é sempre apontado como uma grande armadilha no ganho de peso, mas há formas de amenizar o efeito na sua cintura. “As melhores opções são vinho, champanhe e algum tipo de destilado com soda”, diz James. Já a cerveja, diz, pode causar uma resposta inflamatória que leva a grandes oscilações no peso e a uma grande distensão abdominal.

4. “Engordar” o seu smoothie ou batido

Dana James diz que conhece mulheres que ganharam quilos extras “engordando” os seus smoothies. A bebida pode ser uma boa maneira de consumir ingredientes saudáveis, mas também de ingerir uma carga maior de calorias.  Adicionar extras como manteiga de amendoim, sementes de chia, sementes de linhaça e óleo de coco podem somar até 800 calorias a mais na sua bebida preferida.

5. Beber refrigerantes de dieta

Não se engane: apesar da palavra ‘diet’, ‘zero’ ou ‘sem açúcar’ na embalagem, refrigerantes deste tipo fazem tão mal quanto os normais. Segundo a nutricionista, na versão de dieta, o açúcar é substituído por outros componentes que, assim como açúcar, estimulam a produção de insulina, a hormona que armazena gordura.

6. Exagerar no café

Uma boa chávena de café pode realmente ser uma ótima maneira de aumentar os níveis de energia no ginásio ou no trabalho, desde que não exagere... A bebida mantém-no desperto porque aumenta a adrenalina, mas tomar mais de três xícaras por dia sobrecarrega as glândulas supra-renais. "Vai ficar cansado e incapaz de obter a adrenalina quando realmente necessita dela, como durante uma sessão de corrida ou um exercício", diz James.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório