Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O seu olho não pára de tremer? Sete causas e quando ir ao médico

Stress, poucas horas de sono, desidratação, são apenas alguns dos principais fatores que influenciam o incómodo e tantas vezes constante tremor.

O seu olho não pára de tremer? Sete causas e quando ir ao médico
Notícias ao Minuto

09:00 - 03/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Visão

O tremor da pálpebra do olho é uma condição muito comum que normalmente acontece devido ao cansaço dos músculos da pálpebra, sendo, por isso, muito semelhante ao que acontece com uma câimbra em qualquer outra parte do corpo.

Geralmente, o tremor afeta apenas uma das pálpebras de um dos olhos, especialmente a pálpebra inferior, no entanto, este tipo de tremor também pode afetar ambas as pálpebras e, até, os dois olhos, embora seja uma situação mais rara.

Na maioria dos casos, o tremor dura um ou dois dias, mas existem casos em que a sensação de mantém por algumas semanas ou meses.

Eis as sete principais causas de tremor na pálpebra:

Excesso de stress

O stress provoca várias alterações no organismo, especialmente no funcionamento dos músculos, devido à ação das hormonas que são libertadas. 

Desta forma, os músculos mais pequenos, como os das pálpebras, podem ser os mais afetados, movimentando-se involuntariamente.

Privação de sono

Quando se dorme menos de sete ou oito horas por noite, os músculos dos olhos podem ficar bastante cansados. Quando tal ocorre, as pálpebras tornam-se mais fracas, começando dessa forma a tremer sem razão aparente.

Falta de vitaminas ou desidratação

A falta de algumas vitaminas essenciais, como a vitamina B12, ou minerais, como o potássio ou o magnésio, podem provocar espasmos involuntários dos músculos, incluindo as pálpebras. Além disso, a pouca ingestão de água também pode levar à desidratação do organismo, que enfraquece os músculos e pode causar os tremores.

Consumo excessivo de café ou álcool

Beber mais de de seis xícaras de café por dia, ou mais de dois copos de vinho, por exemplo, pode aumentar as chances de ter tremores nas pálpebras, pois o organismo fica mais alerta e desidratado.

Problemas de visão

Os problemas de visão parecem bastante inofensivos, mas podem causar vários problemas no corpo como dores de cabeça, cansaço excessivo e tremores no olho. Isto acontece porque, os olhos trabalham em excesso para tentar focar para o que estão a olhar, ficando mais cansados que o habitual.

Olhos secos

Após os 50 anos de idade, o olho seco é um problema muito comum que pode levar ao surgimento de tremores involuntários que acontecem numa tentativa de ajudar a hidratar o olho. No entanto, também existem outros fatores que podem contribuir para este problema além da idade, como ficar muitas horas seguidas em frente do computador, utilizar lentes de contacto ou estar a tomar certos tipos de medicação, tal como anti-histamínicos, por exemplo.

Alergias

Pessoas que sofrem com alergias podem ter vários sintomas relacionados com os olhos, como vermelhidão, comichão ou produção excessiva de lágrimas, por exemplo. Porém, ao coçar os olhos, uma substância, conhecida como histamina, que é produzida em situações de alergia, pode afetar as pálpebras, provocando o tremor.

Quando ir ao médico

Na maioria dos casos, o tremor não é grave e desaparece em poucos dias. Contudo, é aconselhado consultar um oftalmologista ou um clínico geral quando:

- Surgem outros sintomas como vermelhidão do olho ou inchaço da pálpebra;

- A pálpebra fica mais caída que o normal;

- As pálpebras fecham completamente durante os tremores;

- O tremor dura mais de uma semana;

- O tremor afeta outras partes do rosto.

Nestes casos, o tremor pode estar sendo causado por algum tipo de infeção ocular ou problemas nos nervos que enervam o rosto, que devem ser identificados precocemente para facilitar o tratamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório