Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Para emagrecer e dormir bem: Eis dez alimentos que pode comer ao jantar

Afinal, quais são os alimentos que não engordam ou prejudicam o sono?

Para emagrecer e dormir bem: Eis dez alimentos que pode comer ao jantar

Saber escolher o que e o quanto consumir na última refeição do dia é essencial para ter um sono tranquilo, regular o metabolismo e evitar ataques de gula a meio da noite. Ao jantar deve incluir alimentos que deem saciedade, que ajudem no processo de relaxamento e de pouco valor calórico.

À noite, a taxa metabólica basal (quantidade mínima de energia obrigatória para manter as funções vitais do corpo em repouso) é mais baixa, consequentemente o consumo de calorias em excesso acarreta um maior armazenamento de gordura, o que por sua vez contribui para o excesso de peso e obesidade.

Os alimentos mais indicados para o jantar são aqueles que: favoreçam a boa digestão; contêm antioxidantes; sejam ricos em fibras e tenham proteínas de alto valor biológico.

Dez alimentos que são ótimos para comer no jantar:

Abacate

Fruta que contém fitoesteróis, substâncias que auxiliam no controle glicémico (nível de açúcar no sangue) noturno, na regulação do cortisol, a hormona que reduz inflamações, controla o stress e ajuda no bom funcionamento do sistema imunitário e contribui ainda para os níveis ideais de colesterol bom (HDL).

Ananás

Contém a enzima bromelina, que ajuda no processo de digestão, além de ter ação diurética, eliminando toxinas e diminuindo o inchaço abdominal.

Cerejas

Fornecem o aminoácido triptofano, precursor da melatonina e essencial para a qualidade do sono.

Iogurtes sem lactose

A opção sem leite de origem animal é ótima para ser consumida à noite. Possui proteína de fácil digestibilidade e tem triptofano.

Brócolos

Este vegetal é rico em fitoquímicos que promovem a detoxificação hepática, processo fisiológico de biotransformação e eliminação de toxinas. À noite, essa ação tem de ser bem-sucedida para que o organismo consiga exercer todas as suas funções diurnas.

Hortelã

Usada para chás e como tempero, esta planta tem ação calmante sobre o sistema nervoso central, colaborando para a indução do sono.

Ovos

Alimento supercompleto, fonte de proteína magra, oferece todos os nutrientes, promove a saciedade, diminuindo assim a fome. Também contém colina, substância que acalma o sistema nervoso.

Pão integral

Este tipo de pão pode ser bom apenas se for acompanhado por algum tipo de proteína magra (ovo ou fiambre de peru por exemplo) ou vegetal.

Quinoa

Fonte de proteína vegetal com ótima digestibilidade. Pode ser utilizada em sopas, batidos, saladas ou como acompanhante de algum tipo de proteína.

Salmão

Fonte de ómega 3, ácido graxo essencial que nosso corpo não fabrica, um nutriente importante para o sistema nervoso central, é capaz de melhorar a comunicação das sinapses, atividade essencial para uma noite reparadora.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório