Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

A ligação extremamente perigosa entre apneia do sono e colesterol elevado

Se você conhece alguém que sofre de apneia obstrutiva do sono (AOS), então provavelmente sabe o quão perigosamente cansada a pessoa pode sentir-se, já que a condição debilitante não permite ter uma noite de sono profundo e reparador.

A ligação extremamente perigosa entre apneia do sono e colesterol elevado

Contudo, essa não é a única má notícia, uma vez que novas pesquisas revelam que a AOS diminuiu ainda os níveis de  colesterol bom ou HDL, enquanto aumenta os índices de mau colesterol LDL, enquanto dorme. 

O médico e professor Ludger Grote e uma equipa de investigadores da Universidade de Gotemburgo, na Alemanha trabalharam num estudo com o intuito de apurar qual é a verdadeira associação entre altos níveis de colesterol e AOS.

Os investigadores analisaram os dados médicos de cerca de 8.600 pacientes com AOS que não tinham diagnóstico de colesterol alto. O que a equipa conseguiu descobrir foi que uma grande parte desses indivíduos tinha afinal níveis elevados de colesterol mau no sangue, mesmo não estando cientes do problema.

De notar que os cientistas foram extremamente cuidadosos e tiveram em conta outros fatores, como o índice de massa corporal (IMC) dos pacientes e os níveis de obesidade abdominal. Ainda assim a equipa revelou que quanto mais grave é a AOS da pessoa, mais altos tendem a ser os níveis de colesterol LDL.

De acordo com Grote, "os nossos dados sugerem claramente que a apneia do sono pode ter um impacto negativo nos níveis lipídicos, o que pode, em parte, explicar a associação entre a apneia do sono e o aumento do risco de doença cardiovascular, nomeadamente a incidência significativa de ataques cardíacos".

A comunidade científica está agora a tentar apurar o porquê da AOS favorecer aparentemente o aumento dos níveis de colesterol mau, razão pela qual mais pesquisas são necessárias. No entanto, Grote ainda salienta que os médicos devem estar cientes deste fato ao tratar portadores de AOS.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório