Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Pressão alta: Seis alimentos permitidos e três absolutamente proibidos

Estima-se que 25% dos portugueses sofram de hipertensão, e que apenas 10% estejam a receber tratamento adequado para a condição.

Pressão alta: Seis alimentos permitidos e três absolutamente proibidos

Apesar de a condição não ter cura, é extremamente importante manter um estilo de vida saudável - o que inclui o consumo de uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas - de modo a controlar a pressão alta: caso contrário, há um aumento do risco de incidentes cardiovasculares, enfartes e AVCs potencialmente fatais.

Mas o que exatamente é a hipertensão? “Está relacionada com os níveis tensionais do sangue durante a circulação. Quando as artérias estão estreitas ou enrijecidas, o coração tem que fazer mais força para bombear o sangue pelo corpo”, explica o médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, em declarações à revista Abril.

Como tal, à medida que o coração aumenta o esforço que faz, o músculo dilata e os vasos sanguíneos são danificados, o que pode consequentemente gerar ainda consequências negativas para outras regiões do corpo, como os olhos e os rins.

Alimentos permitidos

O que comer — e o que evitar — para prevenir e controlar a pressão alta? O especialista indica:

Chá de camomila

“Está comprovado que pessoas muito ansiosas tendem a ter um certo aumento da pressão arterial. As propriedades calmantes do chá de camomila ajudam a relaxar”, explica Alexander.

Tudo o que é rico em potássio

Uma meta-análise realizada em 2017 pela Faculdade de Medicina Keck, nos Estados Unidos, comprovou: que investir no mineral chega a ser tão eficaz quanto diminuir o consumo de sal. Entre os alimentos ricos em potássio destaca-se: a banana, manga, milho, tomate, romã ou beterraba.

Fibras

De acordo com os especialistas, as fibras ajudam a regular os níveis de insulina no sangue, o que mantém os vasos relaxados. Além disso, o melhor funcionamento do intestino ajuda na absorção do potássio. As fibras estão presentes em abundância nas folhas verdes-escuras, como couves e espinafres, em grãos e cereais integrais.

Gorduras boas

As castanhas e as sementes de vários tipos, o azeite e o abacate são exemplos de alimentos ricos em gorduras mono e poli insaturadas, consideradas benéficas para o organismo. Adicioná-las moderadamente nas refeições diminui o colesterol mau (LDL), regula os níveis de insulina no sangue e protege o coração.

Melancia

Além de sua polpa ter bastante potássio, a melancia também contém citrulina, substância que promove o relaxamento das artérias.

Kiwi

Para além das suas propriedades antioxidantes, esta fruta possui substâncias que combatem o envelhecimento das células, o que está ligado a vários problemas de saúde, incluindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Alimentos proibidos

Café

“A cafeína aumenta a tensão dos vasos sanguíneos e liberta adrenalina, o que também contribui para a vasoconstrição”, explica o nutrólogo.

Chá preto, vermelho e verde

“Têm teína, que funciona de forma igual à cafeína”, afirma o médico.

Alimentos industrializados

Charcutaria, fritos, molhos processados e salgados em geral estão repletos de doses exageradas de sódio. E ultrapassar a dose diária recomendada do mineral (dois mil miligramas) causa a retenção de líquido nos vasos sanguíneos, aumentando perigosamente a pressão no seu interior.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório