Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bomba-relógio. Dez 'pecados mortais' que afetam o coração

O cardiologista brasileiro Hélio Castello, clíncio na Angiocardio, lista os 10 pecados mais comuns que afetam o coração.

Bomba-relógio. Dez 'pecados mortais' que afetam o coração
Notícias ao Minuto

20:00 - 21/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Coração

Cuidar da saúde do coração é fundamental para evitar doenças cardiovasculares. Para isso, mudar alguns hábitos comuns do dia a dia faz toda a diferença, mas sabe quais são os 10 pecados que afetam o coração?

Hélio Castello, cardiologista intervencionista da Angiocardio, apresenta 10 hábitos frequentes que podem fazer mal à saúde, principalmente à do coração, e que pode mudar. Tenha em atenção:

Colocar muito sal na comida

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade máxima de sal recomendada por dia é de uma colher de chá, o equivalente a cinco gramas, para pessoas saudáveis. Em média consumimos o dobro dessa quantidade. Uma das alternativas para fugir do sal é preparar os alimentos com temperos naturais livres de sódio, como ervas, especiarias, alho, pimenta e mostarda em pó. Outra alternativa é evitar congelados e jamais deixar o saleiro na mesa.

Não beber água durante a prática de atividades físicas

A prática de exercício físico regularmente, principalmente aeróbico, é extremamente benéfica para a saúde. Porém, é necessário manter a hidratação do corpo durante as atividades físicas.  São recomendados orientação e acompanhamento de profissionais para maior segurança e melhores resultados. 

Stress

É preciso desacelerar. O stress e a ansiedade libertam hormonas que promovem o aumento da frequência cardíaca, constrição dos vasos e elevação da pressão arterial.  Relaxamento, meditação e respiração são alternativas úteis para o controle do stress e redução da pressão arterial.

Consumir carne vermelha em excesso

A carne vermelha possui altos níveis de gordura saturada, que é uma grande vilã para a saúde do coração. Por isso, o ideal é reduzir o consumo de carne, principalmente a vermelha, além de optar por carnes magras, como peru ou frango. 

Bebidas alcoólicas

A ingestão de bebidas alcoólicas está entre os fatores primordiais e responsáveis pelo aumento das doenças crónicas não transmissíveis. Em relação à hipertensão, a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso eleva a pressão arterial, aumentando agudamente a chance de AVC ou enfarte. 

Fumar

O vício também está relacionado a problemas cardiovasculares e ao aumento considerável da pressão arterial. O fumo pode piorar a constrição dos vasos, piorando os níveis pressóricos. Além disso, potencializa a chance de o hipertenso ter um infarto. 

Ingerir produtos enlatados

Evite os alimentos industrializados e de charcutaria, já que têm doses elevadas de sódio e gorduras. Sempre que puder, faça uma escolha mais saudável e natural. Verduras, legumes, cereais, oleaginosas, lacticínios desnatados, azeites, óleos vegetais, peixes e carnes magras devem compor a alimentação. 

Obesidade

Estima-se que cerca de 70% dos homens e 61% das mulheres que convivem com a hipertensão são obesos, ou seja, tem um IMC acima de 30kg. Essa relação perigosa acontece porque, com o aumento de peso, aumenta também a produção de insulina plasmática. Essa hormona favorece a absorção de sódio pelos rins, aumenta a atividade vascular e o volume sanguíneo. Dessa maneira, o resultado é um maior volume de sangue nos vasos sanguíneos mais estreitos, o que leva a um aumento da resistência ao trabalho do coração e consequente elevação da pressão arterial.

Consumo excessivo de refrigerantes

Os refrigerantes são uma das bebidas que contribuem para o mau colesterol e a diabetes.  Isso porque podem aumentar o risco de desenvolver obesidade, que é fator de risco de problemas no coração. Além disso, os refrigerantes contma com cerca de 37 gramas de açúcar por cada lata de 350ml. 

Excesso de açúcar

O consumo excessivo de açúcar pode fazer mal à saúde do coração, inclusive gerando doenças como diabetes, que é um fator de risco. A OMS recomenda um máximo de 25 gramas diárias, o equivalente a cerca de duas colheres de sopa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório