Entretanto, não dormir o suficiente pode causar vários outros efeitos em nosso organismo que podem prejudicar seriamente a nossa saúde.
Eis o que aconteceria ao seu corpo se não dormisse durante uma semana:
1. Aumento de sensações semelhantes às da esquizofrenia
Sensibilidade à luz, ao brilho e às cores, senso distorcido de tempo e perceção corporal alterada são sintomas típicos de quem sofre de esquizofrenia e que podem aparecer com apenas 24 horas de privação de sono.
2. Distorção no pensamento de ordem superior
Esse é o tipo de pensamento mais estruturado, extremamente rico e organizado, além de altamente inquisidor. Quando este processo se torna distorcido, a sua própria forma de raciocinar muda.
3. Irregularidade emocional
Torna-se também significativamente mais complicado controlar as emoções quando está privado de sono. Pode ter oscilações de humor súbitas, ou alternar entre choro, euforia e desespero.
4. Problemas físicos
Expor o corpo a longos períodos de privação de sono amplia consideravelmente o risco de doenças como hipertensão, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e diabetes.
5. Desordem hormonal
As noites de sono também são fundamentais para o controlo hormonal do corpo. Se deixar de dormir por um longo período, muitas das suas hormonas ficarão descontroladas, o que por sua vez também pode resultar no desenvolvimento de doenças debilitantes.
6. Fraqueza imunitária
O corpo necessita que durma, pois é nesse período que o sistema imunitário fica mais ativo e capaz de combater qualquer problema. Ficar sem dormir pode fazer com que acumule, no cérebro e no sangue, toxinas que acarretam inúmeros riscos para a sua saúde.
Mas se pelo contrário lhe custa sair da cama, descubra se sofre de clinomania.