Alguns alimentos inofensivos para o homem são tóxicos e até fatais para os felinos. Anemia, lesões intestinais e doenças renais são algumas das complicações causadas por alimentos como cebola, leite e ossos, como alerta a marca de produtos de animais de estimação Royal Canin.
A ração, seca ou húmida, é a melhor opção para o regime alimentar do gato. Alimentos ingeridos por seres humanos dificilmente oferecem todos os nutrientes que o felino necessita, como a taurina, aminoácido essencial para a ótima saúde cardiovascular do bichano.
Eis a lista de alimentos proibidos:
1 – Alimentos temperados com alho e cebola
O alho e a cebola são alimentos altamente tóxicos para os gatos. São ingredientes que possuem, respetivamente, dissulfeto de alipropila e alicina, substâncias que provocam anemia nos felinos.
2 – Ossos
Ao roer ossos, gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal, inclusive perfurações. O osso é um alimento mineral que eleva a concentração de sais minerais, como o cálcio, na urina.
3 – Gordura animal
A gordura animal é altamente calórica e, por isso, favorece a obesidade, problema que afeta muitos bichanos. Além disso, pode causar vómitos e diarreia. Em excesso, leva à pancreatite, um distúrbio gastrointestinal.
4 – Uvas
Se ingeridas em grandes quantidade, podem causar algum tipo de lesão renal aguda nos felinos.
5 – Azeitonas
O sódio presente na conserva da azeitona é perigoso sobretudo para os animais hipertensos e portadores de doenças renais crónicas.
6- Leite
O gato, mesmo filhote, pode reações gastrintestinais decorrentes da ingestão de leite. Em adultos, o leite pode desencadear diarreia e vómitos, e, por ser rico em cálcio, contribuir para a formação de cálculos renais. Os gatos bebés, desde o nascimento até o desmame, deve ingerir apenas o leite materno.
7 – Pão
Para os humanos, os hidratos de carbono, presentes em alimentos como pão, massa e arroz, são um nutriente que fornece energia ao organismo. Já para os felinos esse nutriente é dispensável. Os bichanos obtêm energia por meio de um processo chamado neoglicogénese, que consiste na formação de aminoácidos a partir da quebra de moléculas de proteína. Dar alimentos ricos em carboidratos aos gatos favorece apenas a obesidade.
8 – Café
O café estimula o sistema nervoso central tanto dos humanos, quanto dos gatos. A bebida acelera o metabolismo podendo dessa forma causar taquicardia em felinos que sofram de hipertensão.