Meteorologia

  • 25 ABRIL 2019
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

Retirar apêndice pode reduzir risco de Doença de Parkinson

Uma nova descoberta sugere que a Doença de Parkinson pode ter origem no sistema digestivo.

Retirar apêndice pode reduzir risco de Doença de Parkinson
Notícias ao Minuto

10:00 - 17/04/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Demência

A pesquisa inovadora foi publicada na revista Science Translational Medicine, e foi realizada por cientistas norte-americanos.

Os investigadores concluíram que as pessoas a quem lhes foi retirado o apêndice apresentavam uma menor chance de desenvolver a doença neurodegenerativa da mente.

De acordo com os cientistas envolvidos na pesquisa, no apêndice, pequeno órgão cuja utilidade no corpo humano ainda é uma dúvida, há uma acumulação de uma proteína associada ao desenvolvimento da Doença de Parkinson, denominada de alfa-sinucleína.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que há um excesso de formatos mutantes dessa proteína no cérebro de pacientes com Parkinson.

Viviane Labrie, uma das autoras do estudo, disse que essa proteína “é capaz de viajar pelo nervo que conecta o trato gastrointestinal – onde está situado o apêndice – até o cérebro, dissemina-se e ter efeitos tóxicos”.

A organização sem fins lucrativos de pesquisa e apoio Parkinson UK, do Reino Unido, diz que a descoberta representa a evidência mais forte de que a origem da doença pode estar localizada fora do cérebro.

Saiba mais: Tripofobia - O medo paralisante e excessivo de imagens com buracos

Na doença de Parkinson, proteínas tóxicas acumulam-se no cérebro e matam os nervos, especialmente aqueles que estão associados ao movimento.

Para efeitos daquele estudo, investigadores do Instituto de Pesquisa Van Andel, analisaram os dados médicos de 1,6 milhões de suecos durante mais de 50 anos e constataram que o risco de desenvolver a doença de Parkinson foi menor naqueles pacientes que haviam sido submetidos à cirurgia de remoção do apêndice.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório