Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Tripofobia: O medo paralisante e excessivo de imagens com buracos

Trata-se de um transtorno psicológico, no qual a pessoa tem um medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares, como por exemplo, agrupamentos de buracos na pele, na madeira, em plantas, esponjas ou favos de mel.

Tripofobia: O medo paralisante e excessivo de imagens com buracos
Notícias ao Minuto

21:11 - 21/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Terror

Os indivíduos que sofrem com este fobia sentem-se aterrados quando se deparam com esse tipo de imagem. O transtorno também se traduz em sintomas físicos, tais como tremores, formigueiro, comichão, suores, choro, arrepios e repulsa no contacto com esses padrões.

Nos casos mais graves a tripofobia pode provocar náuseas e vómitos, um aumento extremo do batimento cardíaco e até mesmo ataques de pânico

Causas

As pessoas com tripofobia associam inconscientemente os buracos ou objetos com padrões irregulares, normalmente relacionados a padrões criados pela natureza e a possíveis situações de perigo. Essa sensação de terror é desencadeada sobretudo devido à semelhança entre o aspeto dos buracos com a pele de animais venenosos, como répteis ou com vermes que causam doenças na pele.

Geralmente, os indivíduos que sofrem com essa fobia não conseguem distinguir situações em que há ou não perigo real – daí o pânico que sentem.

Notícias ao Minuto                                Esta imagem incomoda-o?© iStock

Notícias ao Minuto                                 Tem dificuldade em olhar?© iStock

Tratamento

Existem várias formas de tratar a tripofobia, sendo a terapia de exposição o método mais eficaz. Esse tipo de terapia ajuda o paciente a controlar o medo, mudando a sua resposta em relação ao objeto que o provoca.

Esta terapia deve ser feita com o auxílio de um psicólogo ou psiquiatra através da exposição gradual ao estímulo que provoca a fobia.

Para além disso, recomenda-se que os indivíduos afetados por essa condição pratiquem técnicas de relaxamento como a meditação ou o Yoga, e que façam exercício físico de forma a reduzir e a controlar a ansiedade. Em alguns casos recomenda-se ainda a toma de ansíoliticos e de antidepressivos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório