Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O leitor perguntou: Por que me dói a cabeça todos os dias? Sete causas

A dor de cabeça constante na região da testa ou em toda parte frontal da cabeça, muitas vezes está associada à enxaqueca. Neste caso, a dor é latejante ou pulsátil e pode durar até três dias, sendo normalmente difícil de solucionar. Todavia, a dor de cabeça constante também pode ser um indicador de outros problemas de saúde.

O leitor perguntou: Por que me dói a cabeça todos os dias? Sete causas
Notícias ao Minuto

13:00 - 15/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sinais

A dor de cabeça constante e tonturas podem ser sintomas de pressão alta ou de gravidez. Já a dor de cabeça constante só no lado esquerdo ou direito pode ser um sintoma de enxaqueca ou algo muito específico que deve ser avaliado pelo médico.

Principais causas

A dor de cabeça constante pode ser causada por diversos fatores, como cansaço, stress, preocupação e ansiedade. Além disso, a dor de cabeça frontal também pode estar relacionada a outros problemas de saúde ou situações, como por exemplo:

1. Calor

O calor excessivo resulta em desidratação leve e promove a dilatação dos vasos sanguíneos, resultando frequentemente em dor de cabeça;

2. Problemas de visão

Os problemas de visão como estigmatismo, hipermetropia e miopia, por exemplo, podem provocar dor de cabeça, principalmente em crianças, pois nestes casos a pessoa tem que forçar a visão para conseguir ver.

3. Stress ou ansiedade

Nas situações de stress ou ansiedade, a pessoa por vezes não conseguir dormir bem e tem a mente sempre ativa, o que prejudica a concentração em algumas situações. O corpo e a mente cansada favorecem a dor de cabeça, que pode ser interpretado como uma tentativa do corpo de que é preciso relaxar.

4. Alimentação

Em algumas pessoas, o consumo de alimentos estimulantes como café, refrigerantes, chás com cafeína e chocolate, por exemplo, podem resultar em dor de cabeça. Por outro lado, quando a pessoa não come, ou seja, fica em jejum, pode também resultar em dor de cabeça constante, já que há hipoglicemia (falta de açúcar no sangue).

5. Doenças

Alguns problemas de saúde como gripe, constipação, rinite e sinusite, podem manifestar-se clinicamente através da dor de cabeça constante que normalmente desaparece à medida que a doença é solucionada.

6. Bruxismo

O bruxismo é o ato involuntário de apertar ou raspar os dentes durante a noite, o que pode alterar o posicionamento da articulação da mandíbula e causar dor de cabeça durante o dia.

7. Alterações hormonais

As alterações na concentração de hormonas que circulam no sangue, principalmente antes da menstruação aparecer e durante a gravidez, também podem provocar dor de cabeça.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório