Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Por que sente a cabeça a 'congelar' quando consome algo frio?

Em termos científicos é a dilatação de artéria cerebral que causa a sensação de dor. Descoberta pode levar a novos tratamentos para enxaqueca.

Por que sente a cabeça a 'congelar' quando consome algo frio?

Sentir a cabeça a ‘congelar’ quando come um gelado ou ingere uma bebida fria é uma experiência bastante desagradável, embora comum. Todavia, os cientistas ainda têm alguma dificuldade em explicar o fenómeno.

Agora, uma nova pesquisa revela que essa sensação, assim como outros tipos de dor de cabeça, podem ter relação com o fluxo sanguíneo do cérebro.

Um novo estudo do Departamento de Veteranos do Sistema de Assistência a Saúde de Nova Jérsia, em conjunto com a Universidade Nacional da Irlanda e da Universidade Harvard, afirma que a sensação de ‘congelamento do cérebro’ é um tipo de gatilho para outros tipos de dores de cabeça.

Durante uma experiência, ao provocarem essa sensação em voluntários num laboratório – todos beberam água extremamente gelada com um palhinha - e estudarem o fluxo sanguíneo dos seus cérebros, os investigadores apuraram que a dor de cabeça súbita parece ser desencadeada por um aumento abrupto do fluxo sanguíneo na artéria cerebral, desaparecendo quando essa artéria se contrai.

Jorge Serrador, autor do estudo e professor em Harvard, e outros cientistas recrutaram 13 adultos saudáveis para fazer as análises. Os resultados mostraram que uma artéria particular, chamada artéria cerebral anterior, se dilatou rapidamente e inundou o cérebro com sangue quando os voluntários sentiram a dor. Logo após esta dilatação, a dor dos voluntários diminuiu.

Serrador e seus colegas especulam que a dilatação pode ser um tipo de autodefesa do cérebro.

“Porque o crânio é uma estrutura fechada, o súbito afluxo de sangue pode aumentar a pressão e provocar dor. E nestes casos, a vasoconstrição pode ser uma maneira de exercer pressão para baixo do cérebro antes que ela atinja níveis perigosos”, afirma.

Confirmadas as suspeitas, a pesquisa pode ser um passo para encontrar maneiras de controlar o fluxo de sangue e, com isso, oferecer novos tratamentos para estas condições, como as enxaquecas.

“Drogas que bloqueiam a vasodilatação súbita ou canais alvo envolvidos especificamente na vasodilatação poderia ser uma forma de mudar o rumo das dores de cabeça", conclui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório