Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O Peixe está de regresso a Lisboa com sabores nacionais e internacionais

Evento gastronómico de referência no país é organizado pela Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da DOT Global e LGSP Events.

O Peixe está de regresso a Lisboa com sabores nacionais e internacionais
Notícias ao Minuto

17:00 - 08/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Eventos

O Peixe em Lisboa regressa ao Pavilhão Carlos Lopes, de 4 a 14 e abril, com a habitual excelência da gastronomia nacional e internacional e várias novidades. A uma nova disposição dos espaços e a cinco novos restaurantes, juntam-se grandes chefes internacionais como Gert de Mangeleer, Oriol Castro, Michel Van der Kroft, Marco Stabile e Evgeny Vikentev.

Na 12.ª edição do Peixe em Lisboa, o Mercado Gourmet passará para as galerias do Pavilhão Carlos Lopes e o auditório, onde vários chefes nacionais e internacionais farão várias apresentações, ficará integrado no espaço onde estão os restaurantes. É neste novo ambiente, com uma decoração diferenciada, que marcam presença o belga Gert De Mangeleer (dia 5 de abril), um chefe que alcançou três estrelas Michelin no restaurante Hertog Jan, em Bruges; o italiano Marco Stabile (dia 7 de abril) do restaurante Ora D’Aria, em Florença, que conta uma estrela Michelin e fará a estreia da gastronomia toscana no evento; o holandês Michel Van der Kroft (dia 8 de abril), com duas estrelas Michelin, à frente do restaurante ‘t Nonnetje, na Holanda; e o russo Evgeny Vikentev (dia 9 de abril), do restaurante Wine Cabinet, em São Petersburgo, e que está agora a explorar um novo conceito no restaurante Cell, em Berlim (esta é a primeira vez que um chefe russo se apresenta no Peixe em Lisboa); e o chefe espanhol Oriol Castro (dia 12 de abril), do restaurante Disfrutar, em Barcelona, com duas estrelas Michelin, considerado um dos mais vanguardistas da atualidade, dando continuidade ao trabalho que desenvolveu durante muitos anos ao lado de Ferran Adrià, no célebre El Bulli.

O mais emblemático dos eventos gastronómicos portugueses dedicado à gastronomia de mar conta ainda com apresentações de reconhecidos chefs portugueses, nomeadamente aqueles que foram distinguidos com estrelas Michelin na última edição do guia. Destaque para Henrique Sá Pessoa, do restaurante Alma (duas estrelas), em Lisboa; Pedro Almeida, do restaurante Midori (uma estrela), em Sintra; António Loureiro, do restaurante A Cozinha (uma estrela), em Guimarães; e Louis Anjos, do restaurante Bon Bon (uma estrela), no Algarve.

De salientar, ainda, que o chefe Alexandre Silva fará a sessão de encerramento, dando a provar ao público alguns dos pratos que irá servir no seu novo restaurante “Fogo”, em Lisboa.

Restaurantes

Além das apresentações no auditório, o Peixe em Lisboa 2019 terá, como habitual, dez restaurantes da região de Lisboa que funcionam em permanência, do meio-dia à meia-noite, com pratos à base de peixes e mariscos portugueses, com preços que, na maioria, variam entre os quatro e os dez euros. Este ano há cinco novos restaurantes: o Marlene Vieira, da chefe com o mesmo nome; o Monte Mar, do chefe Nuno Rebelo; o Porto de Santa Maria, liderado por Miguel Laffan; a Taberna Macau, que tem como chefe André Magalhães; e o Tágide, da responsabilidade do chefe Gonçalo Costa. Voltam a marcar presença os restaurantes Arola, do Hotel Penha Longa; a Casa do Bacalhau, do chefe João Bandeira; o Ibo, do chefe João Pedrosa; Kanazawa, do chefe Paulo Morais; e o Ritz Four Seasons, do chefe Pascal Maynard.

Provas

O Concurso de Pataniscas (dia 8 de abril) volta a eleger as melhores pataniscas cozinhadas à moda lisboeta. Trata-se de uma prova cega perante um júri, que avalia e pontua as pataniscas, tendo em conta características como o “Aspeto”, o “Sabor e consistência do interior”, a “Ausência de gorduras” e o “Sabor global”. O já habitual concurso “O Melhor Pastel de Nata” ocorre dia 10 de abril e irá avaliar, o aspeto e a textura da massa folhada e o sabor do creme de pastéis de nata de 12 estabelecimentos da Região de Lisboa.

Ao longo de todos os dias do evento estão ainda previstas tertúlias, harmonizações enogastronómicas e sessões de showcooking

Em colaboração com a Ciência Viva e a Docapesca decorrem sessões dedicadas à aquacultura, com apresentação de receitas e provas cegas, pesca sustentável e consumo de espécies que não correm riscos de extinção, com destaque para o carapau.

Mercado Gourmet, Auditório e Esplanada

Este ano, o Mercado Gourmet está localizado nas Galerias do Pavilhão Carlos Lopes e aqui os visitantes podem encontrar uma vasta oferta de produtos de mercearia fina, azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer a indispensável banca de peixe fresco. O auditório para as apresentações dos chefes e outras atividades estará localizado no espaço dos restaurantes, permitindo uma maior proximidade com o público.

Será criada uma grande esplanada exterior, permitindo que os visitantes usufruam do espaço envolvente enquanto degustam o melhor da gastronomia do mar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório