Meteorologia

  • 26 ABRIL 2019
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 13º

Edição

Por que a ressaca de hoje é pior do que quando tinha 20 anos?

Beber uns copos a mais é geralmente um momento de prazer, muitas vezes associado ao convívio com amigos e familiares. Mas quantas vezes a ressaca no dia seguinte o fez mentalmente prometer nunca mais beber? Pois é, não está só.

Por que a ressaca de hoje é pior do que quando tinha 20 anos?
Notícias ao Minuto

13:30 - 07/03/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Viver perigosamente

De acordo com uma pesquisa publicada em 2013, o ponto de ‘rutura’ entre uma ‘vida de bebedeira’ e uma ‘vida de ressacas’ mais intensas ocorre, em média, aos 29 anos.

Acontece que a juventude realmente acarreta consigo um pouco mais de inconsequência. Os investigadores estimam que em média é aos 25 anos, a altura da vida em que mais consumimos álcool.

Conforme as obrigações adultas chegam, naturalmente tendemos a diminuir a quantidade de bebidas alcoólicas que ingerimos. Consequentemente, com isso, tornamo-nos menos tolerantes a excessos.

Mas não é só, obviamente o envelhecimento também contribui para o mau estar exacerbado, metabolizando menos rapidamente o álcool da corrente sanguínea. O resultado é uma ressaca mais intensa e mais prolongada no dia seguinte.

O fígado é responsável por metabolizar entre 90% a 98% do álcool que ingere. O resto é eliminado através da urina, respiração ou suor. Com o avançar da idade, o fígado torna-se mais lento a processar a quantidade de bebida que ingere.

Outro fator é que a idade é normalmente acompanhada por uma maior acumulação de gordura corporal. Quanto mais gordura tem menor é a produção da enzima desidrogenase, que quebra o álcool no estômago e facilita a sua diluição. Passando assim a concentrar mais quantidades alcoólicas no sangue, ficando por sua vez menos tolerante aos seus efeitos.

Resumindo se já passou dos 30 anos, beba menos… o seu corpo e mente agradecem!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório