Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Afinal, suar enquanto faz exercício emagrece e queima mais calorias?

Trata-se de uma questão que ainda gera muitas dúvidas – será que suar é sinónimo de perder mais peso e queimar mais calorias?

Afinal, suar enquanto faz exercício emagrece e queima mais calorias?
Notícias ao Minuto

09:00 - 28/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

O suor é um fluido líquido composto de cloreto de sódio e ureia. Nada mais é que a perda desse liquido através das glândulas sudoríparas, presentes em todo o corpo humano, exceto nos mamilos, órgãos genitais e lábios. Aliás, estima-se que existam cerca de dois milhões dessas células no organismo.

Mas por que suamos?

O suor é uma resposta do organismo para diminuir a temperatura corporal por meio da evaporação de líquido. Tal porque quando ocorrem temperaturas acima dos 37°C podem ocorrer danos às funções básicas e vitais. Ou seja, o suor tem a função de diminuir essas temperaturas, tentando manter o corpo sempre à temperatura ideal para o melhor funcionamento do organismo e das suas funções. Como tal, suamos bastante quando o clima está mais quente ou quando praticamos atividades físicas e outras atividades que necessitam maior esforço.

Mas suar emagrece?

Suar não emagrece, apenas provoca perda de água (a perda de peso é decorrente da desidratação). É claro que durante uma atividade física intensa, na qual suamos bastante, emagrecemos, mas isso acontece porque queimamos gordura. Todavia, isso não significa que uma pessoa que sua mais está a queimar de facto mais calorias. Por outras palavras, ir à sauna não emagrece... Da mesma forma, praticar atividade física com roupa de plástico não contribui em nada para o emagrecimento.

Quando nos pesamos antes e depois de uma atividade física e percebemos uma redução de peso, significa que estamos a perder água. Se essa desidratação for maior do que 2% do peso, tal significa que estamos desidratados. Para entendermos melhor esta conta: o resultado do peso depois do exercício, subtraído do peso antes do exercício não pode ser maior do que 2% do peso inicial. Caso a perda de peso for maior do que isso, é importante repor estes líquidos.

Isto porque com o suor, não perdemos apenas água, mas também, sais minerais como cálcio, potássio e sódio, o que pode ser prejudicial para a saúde do organismo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório