Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Não sabe o que comer depois do treino? Banana, sempre banana

A banana serve para repor a energia gasta após o treino.

Não sabe o que comer depois do treino? Banana, sempre banana

De acordo com um estudo da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, os hidratos de carbono provenientes da banana têm efeitos comparáveis aos dos isotónicos quando se trata de amenizar o stress comum ao esforço físico.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores examinaram 20 ciclistas que pedalaram, em diferentes ocasiões, 75 quilómetros. Num dos percursos, beberam apenas água; noutros, ingeriram bebidas energéticas ou comeram meia banana a cada 30 minutos.

Os resultados dos exames de sangue revelaram que a banana estava em vantagem: a popular fruta reduz a produção da enzima COX-2, cuja presença indica um processo inflamatório e justifica a dor após a prática.

“Vale lembrar, no entanto, que a inflamação é uma resposta fisiológica normal e até necessária para a regeneração muscular”, esclarece o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, coordenador do Departamento de Atividade Física e Exercício da Associação Brasileira de Nutrologia, em declarações à revista Abril. “Em geral, o organismo recupera sozinho, sobretudo nas pessoas que consomem diariamente os antioxidantes originários de frutas e hortaliças”, completa o médico.

Fruta ou bebidas energéticas?

A banana, além de conter frutose, tratando-se de um combustível para o treino, detêm outros nutrientes, como vitamina C, vitamina B6 e fibras e potássio, sendo que este último previne o aparecimento de cãibras.

“A fruta é mais aconselhável nos treinos intermitentes, aqueles em que se pode descansar entre uma série e outra”, sugere Carlos Werutsky. Em práticas de mais de uma hora, pode provocar incómodos digestivos como refluxo.

Já as bebidas isotónicas tem a vantagem de conter sódio, potássio e carboidratos em quantidades testadas em laboratório. Como tal, são indicadas para reidratar após treinos mais longos e intensos.

Contudo, como não é permitida a adição de fito-químicos como flavonoides, o isotónico não apresenta a mesma capacidade antioxidante de frutas como a banana.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório