Meteorologia

  • 19 FEVEREIRO 2019
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

Liberdade. Remédio caseiro promete acabar de vez com cheiro a 'chulé'

Apesar de por si o suor humano não possuir cheiro e seja composto por 99% de água, a verdade é que milhares de bactérias que habitam na pele transformam esse líquido numa substância malcheirosa.

Liberdade. Remédio caseiro promete acabar de vez com cheiro a 'chulé'
Notícias ao Minuto

11:30 - 13/02/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Maus odores

Os pés, por exemplo, são vítimas do popularmente conhecido ‘chulé’ ou em termos científicos também conhecido por bromidrose plantar. Normalmente, a ação das bactérias nesta parte do corpo ainda vem acompanhada pela presença de fungos, que provocam micoses como o pé de atleta.

Segundo dois artigos científicos desenvolvidos pelo Division Leather and Footwear Reasearch Institute, o óleo essencial de tomilho é muito eficaz contra as bactérias e fungos mais comuns presentes no calçado e pés. Este óleo de tomilho contém propriedades antifúngicas e antibacterianas e as substâncias timol e carvacol, presentes no produto, são as responsáveis por esse poder de ação.

Já um outro estudo, publicado no periódico científico International Journal of Cosmetic Science, que analisou diversos tipos de tratamento para a bromidrose, incluindo produtos de alopáticos, plantas e óleos essenciais, descobriu que o tomilho foi mais eficiente que os demais. O carvacrol presente na flor de tomilho inibiu a ação microbiana em 68,9%, enquanto que a mesma substância, agora testada através do óleo, agiu em 58,9%, o que foi considerado igualmente bom.

Acabe com o cheiro a chulé aplicando óleo de tomilho

Deite nas mãos algumas gotas de óleo de tomilho, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, e espalhe bem nos pés, especialmente entre os dedos.

Pode também adicionar ramos de tomilho, frescos ou secos, dentro dos sapatos fechados quando não os estiver a usar. Repita o procedimento todos os dias e verá que o problema do chulé será resolvido.

Também pode optar por bicarbonato de sódio e limão

Primeiro, lave bem os pés com um sabonete antibacteriano e enxugue-os, especialmente entre os dedos. De seguida, prepare uma mistura de ¼ de xícara de bicarbonato de sódio, oito copos de água quente, o sumo de um limão e coloque tudo num recipiente. Mergulhe os pés por cerca de 20 minutos.

É importante não expor os pés ao sol após este procedimento porque, devido aos ácidos cítricos do limão, poderão ocorrer manchas ou irritação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório