Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Coma este fruto às refeições e previna aparecimento de cancro da próstata

Homens que consomem mais de dez porções de tomate por semana podem reduzir em 20% os risco de aparecimento de cancro da próstata, indicou um estudo realizado por investigadores britânicos.

Coma este fruto às refeições e previna aparecimento de cancro da próstata
Notícias ao Minuto

20:00 - 12/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

O estudo, realizado por equipas de investigadores da universidades de Cambridge, Oxford e Bristol, e divulgado pela BBC, analisou a alimentação e o estilo de vida de cerca de 20 mil britânicos, de idades compreendidas entre os 50 e 69 anos.

Os investigadores verificaram que aqueles que consumiam mais de dez porções de tomate por semana – na forma de saladas de tomate fresco ou sumo de tomate, por exemplo – reduziram em 18% o risco de tumor na próstata.

Adicionalmente, aqueles que consomem diariamente as cinco porções de frutas e legumes recomendadas ou mais podem diminuir em 24% o risco de desenvolver a doença, comparativamente a homens que ingerem apenas duas porções e meia desses alimentos ou menos, indicou a mesma pesquisa.

Opte por uma dieta equilibrada

O cancro da próstata responde por 15% dos tumores que afetam os homens, segundo a Rede Global do Fundo Mundial de Pesquisa contra o Cancro (WCRF). Só em 2012 foram registados mundialmente 1,1 milhão de casos, o equivalente a 8% de todos os casos, informa a organização.

Para prevenir a doença, os especialistas recomendam uma dieta equilibrada, com ênfase em frutas e legumes, e pouca ingestão de gordura, sal, carne vermelha e processada.

O estudo britânico indicou que no caso específico do tomate, os benefícios em termos de propriedades anticancerígenas podem advir do licopeno, um antioxidante capaz de proteger o organismo contra danos nas células e no ADN.

"Os dados descobertos sugerem que os tomates podem ser muito importantes para a prevenção do cancro", disse Vanessa Er, da Escola de Medicina Social e Comunitária na Universidade de Bristol.

Acrescentando: "Os homens também devem comer uma grande variedade de frutas e vegetais, manter um peso saudável e exercitarem-se com frequência".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório