Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Quer viver até aos 90 anos? Saiba quanto exercício deve praticar

Mulheres que praticam 60 minutos de atividade física apresentam maior propensão de alcançar os 90 anos, revela uma nova pesquisa.

Quer viver até aos 90 anos? Saiba quanto exercício deve praticar
Notícias ao Minuto

14:00 - 11/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

Mulheres que praticam atividade física durante cerca de uma hora diariamente têm uma maior probabilidade de alcançarem os 90 anos, comparativamente àquelas que a praticam por um tempo inferior de 30 minutos, sugere uma nova pesquisa.

A correlação entre a prática de exercício e a longevidade há muito que é alvo de investigações científicas extensivas.

Todavia, a maioria dos estudos anteriores sobre o tópico ou optavam por combinar os resultados tanto para homens como para mulheres, tendo como foco apenas os homens, ao invés de avaliarem ambos os géneros ao mesmo tempo, mas separadamente.

Uma equipa de investigadores do Departamento de Epidemiologia da Universidade de Maastricht, na Holanda, resolveu explorar como o porte físico e a quantidade de atividade física diária praticada tanto por homens como mulheres pode afetar a sua expetativa de vida.

Para efeitos daquela pesquisa, que foi publicada no periódico científico Journal of Epidemiology and Community Health, os cientistas analisaram os dados do ‘Netherlands Cohort Study (NLCS)’, que acumulou informação de mais de 120 mil homens e mulheres em 1986.

Dos 120 mil participantes, 4,161 mulheres e 3,646 homens de idades compreendidas entre 68 e 70 anos forneceram informações em 1986 relativamente à quantidade de atividade física que praticavam diariamente, sobre o seu peso, altura e acerca de quanto pesavam quando tinham 20 anos.

Atividade física incluía ações como passear o cão, jardinagem, trabalhos manuais, prática de desporto ou ir de bicicleta para o trabalho.

Os homens e as mulheres foram separados por categorias – aqueles que faziam menos de 30 minutos de atividade física por dia, outros que praticavam entre 30 a 60 minutos, aqueles que praticavam entre 30 e 90 minutos e quem fazia 90 minutos ou mais.

Seguidamente, os voluntários foram monitorizados até atingirem os 90 anos ou até ao momento da sua morte, dependendo do que ocorria primeiro.

Dos 7,807 indivíduos que foram monitorizados, 944 das mulheres e 433 dos homens ultrapassaram os 90 anos.

Os investigadores apuraram que as mulheres que praticam entre 30 a 60 minutos de atividade física diária apresentam uma probabilidade 21% maior de alcançarem os 90, comparativamente àquelas que se cingem a 30 ou menos minutos.

Adicionalmente, os cientistas sublinharam que o período temporal de uma hora é a quantidade ótima diária de exercício físico para as mulheres.

Já para os homens, com uma atividade física de 90 minutos diária revelam ter uma maior predisposição para atingirem os 90, comparativamente àqueles que não praticam mais de meia hora.

O estudo também concluiu que por cada meia hora adicional de exercício físico diário para os homens aumenta as suas chances de viverem até aos 90 em 5%.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório