Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Técnica inovadora transforma células cancerígenas em simples gordura

Uma das características que tornam o cancro altamente letal é que este pode espalhar-se pelo corpo, afetando não apenas o órgão em que aparece, mas todo o organismo – provocando dessa forma a morte do doente.

Técnica inovadora transforma células cancerígenas em simples gordura

Em termos médicos, a propagação do tumor pelo corpo dá pelo nome de metástase. Todavia, um novo tratamento realizado com células do cancro da mama - e até o momento só testado em roedores – revelou resultados excelentes contra o fenómeno letal.

Os resultados são de uma pesquisa realizada por cientistas do Departamento de Biomedicina da Universidade de Basileia, na Suíça, publicada na revista Cancer Cell, e divulgados pela BBC News.

Crescimento celular

Geralmente, as células cancerígenas podem mudar as suas propriedades moleculares para adotar as características de outros tipos de células e, assim, separar-se do grupo original. Uma vez livres, estas podem migrar para outras partes do corpo por meio da corrente sanguínea.

Isso porque, quando as células alteram as suas propriedades para iniciar a transição epitélio-mesenquimal, estas também se tornam mais mutáveis.

Os cientistas deram aos roedores uma combinação de duas drogas: uma para o tratamento de diabetes de tipo 2, chamada rosiglitazona, e um inibidor do crescimento e disseminação de células cancerígenas, o trametinibe.

O tratamento, de acordo com a pesquisa, mostrou que as células cancerígenas foram convertidas em gordura em vez de continuar a divisão celular que precede a metástase.

As células adiposas resultantes eram iguais às células adiposas comuns, que não podem ser transferidas para outros tecidos nem se mover pelo organismo por meio de vasos sanguíneos.

Os responsáveis pelo estudo esperam que, no futuro, a terapia possa ser utilizada lado a lado a tratamentos quimioterápicos e consiga impedir o crescimento do tumor e sua disseminação para outros órgãos ou tecidos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório