Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Vício do tabaco: Será que os cigarros eletrónicos funcionam?

Os cigarros eletrónicos são eficazes na luta contra o tabagismo, afirma estudo.

Vício do tabaco: Será que os cigarros eletrónicos funcionam?
Notícias ao Minuto

11:30 - 01/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Pulmões

Os investigadores afirmam que, associado a terapia comportamental, a taxa de sucesso do cigarro eletrónico pode chegar a 18%.

Pode parecer contraditório, mas os cigarros eletrónicos são mais eficazes para ajudar na desistência do cigarro convencional, comparativamente a outros produtos para reposição de nicotina, como adesivos e pastilhas elásticas, revela um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine. Os cientistas afirmam que, associado a terapia comportamental, a taxa de sucesso pode chegar a 18%.

Apesar de à partida ser considerado um percentual baixo, a taxa ainda é mais alta do que a dos métodos tradicionais de substituição do cigarro (9,9%). “Os cigarros eletrónicos são quase duas vezes mais eficazes do que a combinação ‘padrão-ouro’ de produtos de reposição de nicotina”, disse Peter Hajek, principal autor da pesquisa.

Apesar disso, a equipa informou que 79,7% dos fumadores que abandonaram o cigarro ainda estavam a utilizar a versão eletrónica ao final do estudo.

Paradoxalmente, esse resultado preocupa as autoridades de saúde por causa do vício continuado e as consequências ainda desconhecidas do uso prolongado do cigarro eletrónico. “Mudar para e-cigarros não significa desistir. Parar significa realmente acabar com o vício da nicotina, o que é muito difícil”, ressaltou Jennifer Hobbs Folkenroth, da  American Lung Association, à CNN. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório