Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Miopia: Três dicas para combater a condição e ter uma visão melhor

Objetos cada vez mais comuns na vida moderna, tais como telemóveis, tablets e computadores, são apontados entre os principais culpados pelo aumento nos casos de miopia em todo o mundo.

Miopia: Três dicas para combater a condição e ter uma visão melhor
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Olhos

O índice de indivíduos com esse tipo de deficiência visual é tão alto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) começa a considerá-la uma epidemia em muitos países.

A previsão é de que, em 2020, cerca de 35% da população mundial sofra de miopia e que, em 2050, o número tenha alcançado os 52%.

Segundo uma reportagem divulgada pela BBC News, as pessoas com essa condição têm boa visão ao perto, mas veem com dificuldade à distância.

A miopia causa problemas não só devido aos danos diretos à retina, mas também por aumentar o risco de ocorrência de cataratas e de glaucoma - e, em casos extremos, pode levar à cegueira.

Mas há alguma forma de combater a miopia?

De acordo com o instituto de pesquisas australiano Brien Holden Vision Institute, num relatório endossado pela OMS, algumas medidas e tratamentos podem ajudar a retardar o aumento da dioptria - a unidade de medida que determina o grau de miopia.

1 - Atividades ao ar livre

Há dados que confirmam que o tempo passado ao ar livre pode retardar a aparição e possivelmente reduzir a progressão da miopia.

Num estudo citado no relatório, foi observado que a incidência de novos casos de miopia reduziu significativamente ao longo de um ano - em cerca de 50% - quando o tempo ao ar livre tempo aumentou para 80 minutos por dia em crianças entre os 7 e 11 anos.

"Ainda não se sabe que mecanismo faz exatamente com que as atividades ao ar livre exerçam um efeito protetor. Mas imagina-se que, nessa condição, o olho se acostume a focar objetos distantes", explica Alfredo García Layana, especialista em Oftalmologia da Clínica da Universidade de Navarra, em Espanha.

2 - Atropina

A aplicação de baixas doses de colírio de atropina nos olhos é apontada como medida eficaz para reduzir o aumento da miopia.

Segundo a OMS, uma dose de 0,01% tem poucos efeitos colaterais. A Organização cita um estudo no qual o uso dessa proporção reduziu a progressão da miopia em 50% em crianças entre os 6 e 9 anos.

Quando administrada diariamente em dose baixa, a atropina estimula os músculos dos olhos o suficiente para controlar a miopia e prevenir o seu avanço.

3 - Óculos e ortoceratologia

Há provas científicas de que os óculos multifocais podem reduzir ligeiramente a taxa de progresso da miopia. As lentes bifocais, por sua vez, estão associadas a reduções substancialmente maiores.

Mas há ainda outro método que ajuda a combater a miopia: é a ortoqueratologia, um tratamento não-cirúrgico que permite reduzir a condição.

A ortoceratologia implica o uso de lentes de contato rígidas à noite.

Há evidências de que "o uso dessas lentes durante a noite achata a córnea fazendo com que o olho possa focar melhor ao longo do dia. Além desse efeito ótico, existem estudos que sugerem que a ortoceratologia também pode retardar a progressão da miopia", diz García Layana.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório