Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Os melhores e os piores destinos para viajar de avião nas férias de Natal

AirHelp analisa os principais destinos e taxa de pontualidade.

Os melhores e os piores destinos para viajar de avião nas férias de Natal
Notícias ao Minuto

14:00 - 18/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Viagens

Dezembro é um dos meses mais agitados do ano. Muitas pessoas escolhem esta altura para viajar, quer seja para se reencontrarem com a família ou simplesmente para gozar férias. Mas quais serão os principais destinos dos voos que partem de Portugal neste período? E quais as probabilidades de o voo sofrer perturbações?

A AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos e líder mundial na obtenção de compensações por perturbações em voos, analisou o período de Natal de 2017 (entre 22 de dezembro de 2017 e 3 de janeiro de 2018) para perceber quais são os destinos de eleição e quais as probabilidades de surgirem imprevistos, para que quem vai viajar saiba com o que pode contar.

Analisando o top 10 dos destinos internacionais escolhidos por quem parte de Portugal encontramos apenas cidades europeias, talvez devido à maior proximidade e acessibilidade dos preços dos bilhetes ou por serem utilizadas para voos de ligação. Madrid, Paris e Genebra lideram no número de voos, com cerca de 310, 280 e 170 partidas. O estudo da AirHelp também permite apurar quais os destinos com maior probabilidade de sofrerem atrasos, tendo em conta a taxa de pontualidade (este parâmetro compreende o número de voos que chegaram ao destino antes ou dentro do horário previsto ou com um atraso inferior a 15 minutos).

Pela positiva, destacam-se Amesterdão (Schiphol) e Barcelona (El Prat), com taxas de pontualidade de cerca de 75% e 73%, respetivamente. Por outro lado, Bruxelas apresenta a pior performance: cerca de 46% dos voos chegaram ao destino com atraso. Pela negativa, realce também para Londres (Heathrow) e Paris (Orly), com 45% e 43% dos voos a chegarem com atraso.

Na análise da AirHelp, destacam-se pela positiva os aeroportos de Faro e Madeira, que apresentam uma pontualidade nas partidas de 86% e 83%, respetivamente. Os aeroportos do Porto e de Lisboa, que têm bastante mais partidas, apresentam a pior média: 43% e 40% das partidas chegam ao destino com atraso, respetivamente.

O melhor e o pior período para viajar

Segundo os dados recolhidos pela AirHelp no Natal de 2017, os domingos são o melhor dia para viajar, pois 87% dos voos chegaram ao destino dentro do horário previsto. Por outro lado, os sábados são o dia mais propício a perturbações – cerca de 50% dos voos chegam ao destino com atraso.

O pior horário para viajar é ao princípio da tarde – cerca de 39% dos voos que partem entre as 12h00 e as 15h59 aterram fora de horas. Quem pretende mesmo chegar a horas ao destino, o melhor é marcar viagem para o final da tarde/noite. O horário das 16h00/21h59 surge no topo da pontualidade, com uma taxa de sucesso de cerca de 66%.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório