Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cirurgia agendada? Saiba por que deve começar já a treinar

Se nos preparamos para maratonas, para o verão ou para um casamento... por que não o fazemos para uma cirurgia?

Cirurgia agendada? Saiba por que deve começar já a treinar
Notícias ao Minuto

11:00 - 22/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Prevenção

Num primeiro contato com esta ideia, é normal que se questione 'porquê?', mas basta breves momentos para que se entenda que a preparação do corpo não é, de todo, algo exclusivamente físico.

Vários são os tipos de cirurgia que podem contar com complicações como infeções ou lesões e a percentagem é mais alta do que o esperado - 17% das cirurgias contam com complicações de foro mais ou menos grave.

Contra isto, são vários os especialistas que defendem que a preparação física é essencial para se prevenir tais situações, principalmente em casos de cirurgias agendadas (de estética, por exemplo) e não tanto nas de urgência.

Não só se evitam as complicações como também se torna o processo de recuperação mais rápido e eficaz, o que leva à consequência de menores gastos ligados à saúde.

Por tudo isto, a preparação física é essencial - se o fazemos para uma corrida de 10km que pode demorar uma hora ou menos, por que não fazê-lo para uma cirurgia que demore mais que duas horas e também expõe o corpo a agressões físicas?

Tal necessidade não exclui nenhum caso, que deve ser particularizado conforme a idade, nível físico e eventuais doenças de que se sofra. Além disso, o treino deve também contar com apoio mental, principalmente nos casos de pacientes com maior fragilidade.

Quanto ao tempo de treino, 30 dias antes da cirurgia é o indicado, mas quanto mais treinar, mais preparado o seu corpo fica. 

Dito isto, resta-lhe orientar tal treino que, caso já exista, poderá ter de ser adaptado. E porque nem todas as clínicas providenciam tal acompanhamento, foque-se nestes pontos:

Preparar a mente, respirar e parar de fumar

A par do treino físico, é essencial preparar também a mente, e aí depende mais do próprio do que qualquer personal trainer. Procure perceber o procedimento, riscos e benefícios e questione a própria recuperação. Este conhecimento é essencial para que o paciente se foque na parte física, além de facilitar a fase de recuperação, nas quais o stress e depressão estarão mais ausentes. Adotar certos métodos de relaxamento será também indicado, seja através da meditação, rezas ou outro.

Seguidas estas indicações, está quase pronto: falta-lhe apenas preparar os pulmões e melhorar a sua respiração - algo que será conseguido ao deixar de fumar e dar prioridade aos momentos ao ar livre, sempre que possível, próximo da natureza. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório