Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Artrose: Mal inevitável ou possível de se prevenir?

Estima-se que o problema afete quase 20% da população a nível global. Mas terá de ser assim?

Artrose: Mal inevitável ou possível de se prevenir?
Notícias ao Minuto

17:45 - 14/11/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Articulações

É o motivo da maioria das dores articulares entre adultos com mais de 50 anos. O nível de desconforto é tal que condiciona o dia a dia e limita as atividades normais do indivíduo, que se vê por vezes obrigado a afastar-se da sua atividade laboral.

O problema surge da má saúde das articulações que são mais sensíveis e desgastam-se mais rápido do que o suposto. O motivo pode ser genético, e neste caso não tem como evitar a predisposição natural, contudo, a indústria farmacêutica tem trabalhado para combater este problema, com opções de medicação capaz de reduzir as dores, melhorar a flexibilidade articular, estabilizar o processo inflamatório e impedir a progressão da doença.

Mas a par do contexto genético, a artrose pode advir de exercícios de alto impacto articular, traumatismos de repetição ou obesidade – casos em que a culpa é do próprio indivíduo que desta forma esforça em demasia todo o corpo, articulações inclusive. Como meio de evitar as dores, os mesmos medicamentos anteriormente referidos poderão ser um apoio, contudo, a prevenção é essencial para se evitar este mal que, em certos níveis, torna-se um caminho sem retorno. Um estilo de vida saudável a qualquer idade é essencial para evitar tais problemas, mas especialistas não deixam de referir que também a má prática de exercício físico pode levar ao mesmo resultado negativo. No caso de sentir dores constantes, procurar a ajuda de um especialista é por isso essencial, por vezes corrigir a postura ou optar por um calçado de corrida mais indicado ao seu tipo de passada, durante a corrida, pode ser tudo o que precisa para ‘fugir’ da artrose.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório