Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 12º

Edição

“Vai brincar lá para fora!”. O melhor método contra problemas de visão

Prevenir a miopia pode ser bastante simples.

“Vai brincar lá para fora!”. O melhor método contra problemas de visão
Notícias ao Minuto

12:45 - 09/11/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Saúde infantil

Comecemos pelos números que fazem dos problemas de visão uma epidemia: na China, 90% da população sofre de algum problema devisão. Já a nível mundial, estima-se que em 2050 problemas como miopia ou astigmatismo afetem cerca de 4,8 milhões de pessoas – quase o dobro das contabilizadas em 2010.

Tal aumento pode parecer estranho para os muitos que acreditam que está nos genes a culpa de não veem bem. Embora não seja totalmente falso, o ambiente a que nos expomos tem também grande relevância na saúde ocular, como explica o Science Alert, que se foca no caso específico das crianças com miopia (ou seja, que veem mal ao longe) para quem o tempo passado ao ar livre influencia em muito, segundo garantem vários investigadores.

Quanto mais tempo se passa no exterior, mais se obriga o olho a olhar a distâncias maiores. Além disso, a luz natural é essencial para uma boa saúde ocular, já que retarda o crescimento axial do olho que, quando em excesso, contribui para o desenvolvimento da miopia.

A prática deve por isso ser praticada por todos, já que garante a prevenção deste problema, e não só no caso das crianças. Um casal de adultos que esteja habituado a passar grande parte do seu tempo em atividades ao ar livre reduz em 60% a probabilidade de o filho vir a ter miopia.

Neste e outros estudos do género, é esclarecido que não só o tempo passado ao ar livre influencia o desenvolvimento de miopia que depende também do tempo passado ao computador e outros aspetos menos óbvios como o mês em que a criança nasceu: embora a relação não esteja totalmente justificada, nota-se uma maior prevalência de casos de miopia em crianças que nasceram no verão, e que por isso entram para o ensino obrigatório mais novas. Também se nota uma prevalência de crianças com miopia em casos de filhos de mulheres com mais escolaridade, algo que os especialistas justificam pela relação entre inteligência e miopia, comprovada em estudos anteriores.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório