Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Estudo revela as modalidades que nos permitem viver por mais anos

Independentemente do que treine, um estilo de vida saudável que inclua prática de exercício físico estará garantidamente associado a uma vida mais longa e livre de problemas, já que é na prevenção que assenta a segurança de que as lesões e desenvolvimento de inúmeras doenças ficarão longe.

Estudo revela as modalidades que nos permitem viver por mais anos
Notícias ao Minuto

08:00 - 07/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Longa Vida

Mas o ser humano procura respostas para todas as questões e quanto mais específica for a resposta, melhor, um grupo de cientistas publicou na Mayo Clinic Proceedings um estudo onde expõe as conclusões acerca da análise a uma amostra de 8500 adultos, nomeadamente o tipo de exercício que pratica e o seu estado de saúde ao longo dos anos.

Corrida e ténis. Foram estas as modalidades mais associadas a uma esperança média de vida mais longa, cujo aumento se deve justamente à prática de exercício físico.

Relativamente à prática de corrida, dizem os investigadores do estudo que esta é uma prática que “nos faz mais felizes” e ‘só’ isto é suficiente para que o tempo de vida aumente. O motivo prende-se com as endorfinas, hormonas associadas ao prazer e bem-estar que são libertadas durante a corrida que beneficiam o bem estar mental (maior confiança e combate ao stress, por exemplo) e, por consequência, físico (diminui o risco de doenças como a diabetes ou problemas cardiovasculares).

Quanto ao ténis, a resposta foi mais específica. Cita a espanhola Hola que “este desporto pode alargar a nossa vida em 9,7 anos”. Tal como o badminton, capaz de alargar a vida em 6,2 anos, além de nos por a mexer esta é uma modalidade comummente associada a brincadeiras praticadas durante a infância, ou seja, é uma prática que desperta a criança interior de qualquer um e por isso traz vários benefícios para a saúde.

A complementar, o ténis é praticado ao ar livre e sempre acompanhado (sendo a componente social de grande importância), ou seja, tudo aspetos que afastam as ideias de isolamento e depressão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório