Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

No Dia Mundial da Saúde Mental, aprenda a trabalhá-la através do corpo

Não é novidade que o exercício físico traz vantagens, também, para a mente. Então porque é que se menospreza a sua prática?

Notícias ao Minuto

07:00 - 10/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Saúde mental

A 10 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Mais do que nunca, este é um tema que merece a atenção de todos nos dias de hoje, pela grande quantidade de casos de ansiedade, depressão e outros problemas associados à saúde mental que surgem dos maus hábitos que não têm em conta a importância da saúde mental. Aliás, um estudo avançado pelo The Lancet Psychiatry Journal refere que aqueles que não se exercitam regularmente têm, em média, 3 a 4 dias por mês de stress ou depressão, já nos casos de quem pratica alguma atividade física, conta com apenas dois dias de stress por mês, em média.

É por isso que, mesmo que tenha um peso saudável e não se identifique com os casos de falta de definição muscular ou outro aspeto físico, não deve prescindir da prática de exercício físico. É que a par do gasto de calorias em excesso, ativação de vários sistemas do corpo humano e consequente bom funcionamento corporal, a prática exercício físico garante, como ‘bónus’ vantagens para a saúde mental.

Pela mudança (neste caso melhoria) da imagem, leva à melhoria da autoestima, mas também felicidade, não só pela confiança como peba libertação de endorfinas. Ainda, o exercício físico permite a prevenção e deteoriação cognitiva, o que leva à prevenção de doenças como Alzheimer, alivia a ansiedade e melhora o desempenho geral do cérebro, seja em processo de aprendizagem como de tomadas de decisões. Por fim, também a sua produtividade será melhorada, ou seja, um conjunto de vantagens que resultam num estilo de vida melhor a vários níveis.

Caso ainda não pratique nenhuma modalidade, ou queira acrescentar alguns exercícios (que nunca são de mais), Felipe Isidro, responsável pelo Departamento de Atividade Física do grupo PronoKal sugere, como forma de assinalar esta data, cinco exercícios facilmente reproduzidos em casa. Saiba de que falamos na fotogaleria.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório