Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Porque é (e em que é) que o arroz integral é melhor que o branco?

Hidratos de carbono integrais devem ser sempre preferidos. Sim, mas no caso específico do arroz, há mais a dizer.

Porque é (e em que é) que o arroz integral é melhor que o branco?
Notícias ao Minuto

15:45 - 04/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Hidrato de Carbono

Dizer que atum com arroz é dos pratos ‘favoritos’ dos estudantes é facilmente justificado com dois argumentos: é barato e fácil de fazer.

Provavelmente por isto, e a par da versatilidade de pratos que este ingrediente garante, o arroz é usado em cozinhas por todo o mundo, estando presente em incontáveis dispensas sob as mais variadas formas: agulha, carolino, basmati, integral, alongado… a cada tipo, uma especificidade e, dizem os nutricionistas, o arroz integral é de todos o mais indicado.

Para começar, é um grão complexo, ou seja, mantém a camada externa, rica em fibra, o núcleo, rico em nutrientes e a camada intermediária, composta por amido. Esta composição é bem mais completa e nutritiva do que aquela com que conta o arroz branco que é um grão refinado, composto apenas pela camada intermediária que leva a grande perda de nutrientes.

Além do seu aspeto nutritivo, e como diz o Live Science, o arroz integral é relativamente baixo em calorias, rico em fibra e não contém glúten nem gorduras trans (as consideradas más para o organismo humano).

Toda esta composição traz vários benefícios para a saúde como a redução do colesterol, melhora o sistema digestivo, promove a sensação de saciedade e previne o surgimento de coágulos de sangue. Ainda, são vários os estudos que apontam a relação entre grãos complexos e baixo risco de desenvolvimento de vários tipos de cancro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório