Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Casamento e longevidade. Cientistas apontam a (boa) relação

Não há forma de contornar esta conclusão: a ciência comprova que casar é bom para a saúde.

Casamento e longevidade. Cientistas apontam a (boa) relação
Notícias ao Minuto

12:30 - 04/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Vida

Somos seres sociais e sozinhos não sobrevivemos. Esta é uma verdade sobre a qual a ciência não tem dúvidas e que leva vários cientistas a especificar os mais variados estudos sobre o tema.

É relativamente ao casamento que o estudo agora publicado no Health Psychology se debruça. Não sendo o primeiro sobre o tema, o referido estudo baseou-se, numa primeira fase, nos dados recolhidos em estudos passados e, numa segunda fase, numa inquérito feito diretamente a um grupo de mais de 19,000 indivíduos casados, do qual conclui que quem casa apresenta uma esperança média de vida maior face a quem ignora o casamento ou tem um casamento infeliz (que se assemelha em muito a um ‘não casamento’).

É pois aos casamentos felizes que se apontam as vantagens a nível de saúde como menor risco de problemas cardíacos, como garante o grupo de cientistas que não se foca apenas nas respostas dos inquiridos mas também o seu registo de saúde durante um ano inteiro.

Independentemente da idade, etnia, educação ou religião, comum a toda a amostra foi esta relação de casamento infeliz e risco de problemas de saúde que é 20% superior do que nos restantes casos.

Quanto aos motivos, aponta-se a grande tendência que há, numa vida a dois, a encorajar o outro a seguir hábitos mais saudáveis seja na alimentação, rotina de treino ou idas ao médico. Esta preocupação pelo parceiro tem realmente resultados a longo prazo, também a nível social já que face a eventuais problemas, se encontra no parceiro um apoio com que contar e que ajuda a reduzir outros problemas como stress e ansiedade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório