Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

O que influencia e quanto tempo demora a engravidar? (Não é imediato)

É certo que cada caso é um caso, mas na hora de apontar os aspetos que facilitam ou condicionam a fecundação, há um conjunto de caraterísticas comuns a todas as mulheres.

O que influencia e quanto tempo demora a engravidar? (Não é imediato)
Notícias ao Minuto

08:45 - 04/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Gravidez

Não há muito tempo falamos acerca da quantidade de vezes que se deve ter relações sexuais quando o objetivo é engravidar. Duas vezes por dia foi a frequência apontada pelos cientistas que responderam à questão e que justificam pelo tempo que o esperma fica no escroto. Quanto mais tempo, maior exposição ao oxigénio, um aspeto que é proporcionalmente inverso à rapidez dos espermatozoides que, quando mais lentos, menor a probabilidade de fecundar o óvulo.

Fora a frequência em que se deve praticar sexo, há outros aspetos que condicionam o sucesso de gravidez e são bastante relevante: segundo o site Parents, uma em cada sete mulheres tem dificuldade em engravidar. Mesmo aquelas com maior facilidade em engravidar, importa ter em conta que a gravidez não acontece no momento imediatamente seguinte à relação sexual: o espermatozoide leva entre seis a dez dias para fecundar o óvulo a ser implantado no útero. Até lá, a saúde hormonal é de extrema importância. Eis os aspetos que a podem condicionar:

Idade: Sim, uma mulher de 35 ou mais anos pode engravidar, um tema que abordamos aqui. Mas é inegável que com o passar do tempo a qualidade dos óvulos diminui o que põe necessariamente em causa a capacidade de engravidar.

Pílula: Após deixar a pílula, o corpo da mulher leva em média 18 meses até retomar a menstruação natural. Embora muitas consigam engravidar antes deste período, é comum que esta seja uma fase mais condicionada neste aspeto

Consumo de álcool e tabaco: Ainda hoje falamos do mal que os hábitos de álcool e tabaco fazem a nível do envelhecimento precoce. Fora isto, também para engravidar surgem problemas. No caso do álcool, aponta-se as alterações a nível da saúde dos óvulos e no tabaco, a fertilidade diminui. Em conjunto, estes maus hábitos levam também a alterações no ADN do óvulo.

Peso: Mulheres com excesso de peso têm maior dificuldade em engravidar. O problema advém da produção de estrogéneo em excesso que dificulta a boa ação dos óvulos. Mas também nos casos de peso a menos há problemas, neste caso, pela falta de estrogéneo – esta é uma hormona que deve estar no nível ideal para que a gravidez ocorra com sucesso.

Stress: O stress afeta com o ciclo menstrual de uma mulher, logo, é certo que afeta também com a saúde dos seus óvulos. É tudo uma questão hormonal.

Siga também Lifestyle ao Minuto no Instagram:

Ver esta publicação no Instagram

Envelhecer é inevitável, mas há quem o faça da forma mais saudável (e pareça quase 10 anos mais novo). Saiba como em Lifestyle ao Minuto #lifestyleaominuto #noticiasaominuto #envelhecer #tempo #idade #hábitos #vidasaudavel #BemEstar #old #age #getold #routine #healhtylife #youth  iStock

Uma publicação partilhada por Lifestyle ao Minuto (@lifestyleaominuto) a 4 de Out, 2018 às 2:25 PDT

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório